Ricardo Porto assume presidência do TRE-PB e Joás chega para compor Corte Eleitoral

Os dois desembargadores serão responsáveis pela condução das Eleições 2020.

Foto: divulgação
Ricardo Porto assume presidência do TRE-PB e Joás chega para compor Corte Eleitoral
Os desembargadores Ricardo Porto e Joás de Brito serão, respectivamente, presidente e vice do TRE-PB. Foto: divulgação

Atualmente no posto de vice-presidente e corregedor eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), o desembargador José Ricardo Porto será elevado a condição de presidente da Corte, nesta segunda-feira (9). Durante a solenidade, que será realizada no pleno do TRE-PB, também ocorrerá a condução do desembargador Joás de Brito, que tomou posse  na manhã desta segunda-feira, no lugar de Ricardo Porto.

José Ricardo Porto foi eleito como membro efetivo do TRE-PB para o biênio de 12 novembro de 2018 a 11 de novembro de 2020, estando respondendo pela vice-presidência e corregedoria da Corte Eleitoral desde então, com a saída do desembargador Romero Marcelo.

Esta, inclusive, é a terceira vez que Ricardo Porto compõe a Corte do TRE-PB. Na primeira ele foi juiz-membro efetivo do TRE-PB, na categoria de jurista por três biênios. Na segunda oportunidade, já em maio de 2017, ele foi empossado como membro substituto do TRE-PB, já na qualidade de desembargador do TJPB.

Joás de Brito

Já o desembargador Joás de Brito assumirá o TRE-PB como vice-presidente e corregedor da Corte Eleitoral estadual.  Ele tomou posse na manhã desta segunda-feira em rápida solenidade realizada no pleno do TRE.

Joás foi indicado para compor a Corte do TRE-PB após votação realizada no último dia 12 de fevereiro para assumir a vaga de membro efetivo com o término do biênio do desembargador Carlos Martins Beltrão Filho, que se despediu da Corte Eleitoral no último dia 5 de março, mas ficou responsável pelo Tribunal até o dia 7 de março.

Além deles, do Tribunal de Justiça da Paraíba, integram atualmente a Corte, os desembargadores José Ricardo Porto (membro efetivo), Fred Coutinho e Fátima Bezerra Cavalcanti (membros suplentes).