‘Pai’ do Projeto Canaã, Wilson Braga vai dar nome a açude no interior da Paraíba

Homenagem proposta pelo deputado Adriano Galdino foi aprovada pela ALPB.

Foto: divulgação/Facebook
'Pai' do Projeto Canaã, Wilson Braga vai dar nome a açude no interior da Paraíba
Foto: divulgação/Facebook

Falecido na última segunda-feira (21) de Covid-19, o ex-governador da Paraíba, Wilson Braga, foi homenageado pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) dando nome ao Açude Cordeiro, localizado no município do Congo, Cariri paraibano. A denominação do açude de “Governador Wilson Braga” foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Adriano Galdino, e subscrita pelos demais deputados que participaram da sessão remota desta quinta-feira (21).

Com capacidade de 115 milhões de metros cúbicos de água, o açude Cordeiro é o principal coletor de águas do Rio do Espinhos e um dos mais importantes do estado da Paraíba. “A redenominação do açude para “Governador Wilson Braga, é uma justa homenagem aquele que mais investiu em obras de infraestrutura hídrica em todo o Estado”, afirmou Galdino.

Ao justificar a proposta, Adriano Galdino destacou que Wilson Braga, com o projeto Canaã, em 1983, buscou a auto-suficiência na produção de alimentos da região semiárida, através da utilização dos recursos hídricos de forma integrada, desde a pequena até a grande irrigação.

“O projeto previa a construção de 09 açudes de pequeno porte, 64 de médio porte, e 65 grandes açudes, espalhados em áreas estratégicas de todo o Estado, sem contar com o projeto de irrigação, que totalizava aproximadamente 118,5 mil hectares de terra, redistribuídos pela antiga Fundo de Desenvolvimento Agrário da Paraíba (Fundap), com o propósito de irrigar cerca de 82,3% do território do Estado.

Amigo pessoal de Wilson Braga, Adriano Galdino lamentou a perda do que considera “um dos maiores líderes políticos do Estado”, lembrando que com apenas quatro anos de duração, Wilson construiu obras deixando marcas em todas as regiões da Paraíba. “Além de fazer obras de pedra, cal e cimento, Wilson Braga também soube fazer amigos. Sentávamos em cadeiras vizinhas e o governador Wilson Braga, com sua larga experiência política, me ensinou bastante e eu aprendi muito com ele”, afirmou.

Wilson Braga

Natural de Conceição, Wilson Braga iniciou a vida pública em 1955, quando foi eleito deputado estadual. Filho de político, ele seguiu a carreira do pai. Atuou também como advogado e empresário. Em relação aos partidos políticos, passou por várias colocações partidárias, da direita à centro esquerda. Militou na Arena, PDS, PFL, PSDB, PMDB, PSB, PDT e PSD.

Antes de entrar na carreira política, foi líder estudantil na década de 50 com destaque na Casa do Estudante, em João Pessoa, e representante da UNE na Paraíba quando cursava Direito na Faculdade de Direito da Paraíba (atual UFPB).

No ramo empresarial, Wilson Braga detinha o controle de emissoras de rádios no estado, como a Rádio Sanhauá de João Pessoa, Rádio Cidade FM de Piancó e Rádio Educadora de Conceição. Foi casado com a ex-deputada Lúcia Braga, com quem tem teve três filhos: Marcelo, Patrícia e Marianna.