ALPB debate segurança pública e convocação de suplentes do concurso da PM

Aprovados em todas as etapas, 223 candidatos aguardam chamamento do Governo do Estado.

Foto: Reprodução/ALPB
ALPB debate segurança pública e convocação de suplentes do concurso da PM
Foto: Reprodução/ALPB

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta sexta-feira (5), uma sessão especial através de videoconferência, para discutir a possibilidade de convocação dos suplentes do concurso público da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros pelo Governo do Estado. A sessão foi proposta pelo deputado Chió (Rede) e contou com a participação dos parlamentares Adriano Galdino (PSB), Anderson Monteiro (PSC), Cabo Gilberto Silva (PSL), Camila Toscano (PSDB), Raniery Paulino (MDB), Wilson Filho (PTB) e Tião Gomes (Avante).

Os concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros realizados em 2018 e prorrogado até o próximo mês de julho ofereceu 1000 vagas, sendo 900 para policiais e 100 para bombeiros. O deputado Chió avaliou como fundamental a convocação dos suplentes para o enfrentamento da criminalidade, proporcionando assim mais segurança para a população.

Chió alertou que diante do atual momento de crise sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), com grande possibilidade de desencadear numa grave crise econômica, é importante que o estado esteja preparado para uma possível onda de insegurança. A Assembleia, segundo ele, tem defendido a convocação dos suplentes, que se tornarão uma importante força do quadro da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Paraíba.

“Esta Casa Legislativa já está fazendo seu papel colocando nas peças orçamentárias os recursos e, a partir de agora, iremos fazer todo um trabalho de sensibilização do nosso governador e dizer o quão importante é essa convocação para municípios mais seguros e um estado mais seguro”, disse Chió.

O presidente da Assembleia, Adriano Galdino, lembrou que o pleito é justo e necessário para a melhoria do efetivo da PMPB e garantiu que será mantido o diálogo com o Poder Executivo para alcançar esse objetivo. “Vamos juntos sensibilizar o governador João Azevêdo nesta causa e nós, da Assembleia, seremos parceiros na busca pela melhoria da segurança pública do Estado”, afirmou o presidente.

“A convocação desses suplentes seria de grande valia, mas não depende de decisão exclusiva da Polícia Militar e sim de uma análise da equipe econômica do Poder executivo. Nós da corporação aguardaremos esse posicionamento do Governo do Estado”, argumentou o coronel Araújo, que representou o Comando Geral da PM. Segundo ele, atualmente a corporação tem um efetivo de aproximadamente 11 mil servidores.

Candidato classificado no concurso realizado em 2018, o suplente Flávio Fernandes explicou que atualmente o grupo conta com 223 suplentes do concurso para a Polícia, além de 11 classificados para o Corpo de Bombeiros. Flávio lembrou que o grupo vem, através do diálogo, conquistando vitórias importantes, como a prorrogação do certame, a inclusão de recursos para a convocação no orçamento e a aprovação na Assembleia da suspensão do prazo do certame durante o Decreto de Calamidade Pública decorrente da pandemia da Covid-19.

“Estamos vivenciando o aumento da criminalidade durante essa pandemia, as manchetes de violência têm se tornando comum e o estado precisa estar atento ao efetivo ideal, observando também as vacâncias anuais. Diante de toda essa questão, os suplentes se apresentam como sugestão para o reforço da segurança da Paraíba”, disse o suplente.