Campina reabre shoppings, mas continua com bandeira laranja no mapeamento do Estado

Levantamento do Estado mostra ‘piora’ na cor da bandeira em 12 cidades da Paraíba. PMCG questiona posição

Campina reabre shoppings, mas continua com bandeira laranja no mapeamento do Estado
Foto: reprodução

Os shoppings e galerias comerciais de Campina Grande voltam a funcionar a partir de hoje. A reabertura faz parte da segunda etapa de flexibilização feita pela prefeitura e será acompanhada de protocolos de segurança para tentar prevenir a transmissão do coronavírus. Praças de alimentação, cinema e salões de jogos continuarão fechados. Mas a cidade, no novo mapeamento feito pelo Governo do Estado, continua na bandeira laranja, que indica a manutenção de restrições de muitas atividades e isolamento social.
Na última sexta-feira, inclusive, o prefeito Romero Rodrigues (PSD) questionou a posição. Na avaliação dele o município poderia estar com uma bandeira amarela, menos restritiva.
O município recuou da ideia de abrir, também hoje, bares, restaurantes e academias. Mas seguindo os indicativos da bandeira laranja, do Governo estadual, não seria permitida a abertura de shoppings e lojas comerciais não essenciais.
Campina reabre shoppings, mas continua com bandeira laranja no mapeamento do Estado
Foto: reprodução

Com números diferentes em mãos, que indicam uma duplicidade de 1.226 registros de confirmação da covid-19, a prefeitura parece estar aos poucos conseguindo ‘driblar’ os parâmetros estabelecidos pelo Estado. A flexibilização tem sido vista com bons olhos pelos segmentos empresariais e divide a população.
Novo mapeamento na Paraíba
A nova avaliação constatou que 136 (61%) municípios possuem bandeira laranja; 79 (35%) bandeira amarela; e oito bandeira vermelha (4%). Nenhum município da Paraíba obteve a bandeira verde.
Na prática, municípios sinalizados na bandeira vermelha, a exemplo de Bayeux, Santa Rita, Cruz do Espírito Santo, Barra de São Miguel e São Domingos do Cariri, devem permanecer com o funcionamento apenas de atividades essenciais, com restrição de locomoção de pessoas.
Já os municípios que estão em bandeira laranja, como João Pessoa, Conde, Guarabira, Campina Grande, Mari e Patos podem manter os serviços essenciais, porém sem restrição de locomoção.
Para os municípios que estão em bandeira amarela será permitido o funcionamento de hotéis, pousadas, comércio, shoppings, e serviços em geral, além de ser permitida a prática de esportes sem contato físico (natação, tênis, corrida).