Sete dos 12 deputados da Paraíba foram favoráveis ao congelamento de salários de servidores. Confira a lista

Senado tinha votado pela derrubada do veto de Bolsonaro. Os três senadores paraibanos votaram contra o congelamento proposto pelo Governo

Sete dos 12 deputados da Paraíba foram favoráveis ao congelamento de salários de servidores. Confira a lista
Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados manteve, nesta quinta-feira (20), o veto do presidente Jair Bolsonaro à concessão, até 2021, de reajustes salariais a servidores públicos que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. Foram ao todo 165 votos contra o veto e 316 a favor e duas abstenções. Da bancada paraibana, sete deputados votaram pela manutenção do veto, quatro pela derrubada e um se ausentou, o deputado Wilson Santiago (PTB).
A votação não foi unânime mesmo dentre parlamentares da mesma bancada, como a do PSDB. A deputada Edna Henrique e Pedro Cunha Lima votaram pela manutenção, enquanto o deputado Ruy Carneiro votou pela derrubada do congelamento.
Na quarta-feira (19), o Senado tinha votado pela derrubada do veto. Todos os três senadores paraibanos – Daniella Ribeiro (PP), José Maranhão (MDB) e Veneziano (PSB) – votaram contra o congelamento proposto pelo governo. Para assegurar a derrubada de um veto era necessária maioria absoluta em ambas as Casas.
A medida abrange categorias de servidores que atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus, como trabalhadores da educação, saúde e segurança pública, servidores de carreiras periciais, profissionais de limpeza urbana e de serviços funerários. O texto não previa reajuste automático, mas autorizava estados e municípios a fazê-lo com recursos próprios.
Ficam de fora da restrição os aumentos aprovados antes do estado de calamidade pública, como o concedido aos militares das Forças Armadas.
A proibição de reajuste para o funcionalismo público foi uma contrapartida do governo federal para repassar R$ 60 bilhões aos estados e municípios, em maio, como forma de diminuir o impacto da crise gerada pela pandemia no país.

Defensores

Durante a sessão, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), voltou a defender a manutenção do veto. O parlamentar alegou que, enquanto servidores públicos continuam com salários integrais pagos em dia, o setor privado enfrenta uma série de dificuldades como perda de vagas de trabalho e redução de jornadas.
Na manhã desta quinta, o presidente Jair Bolsonaro alegou que a derrubada do veto daria um prejuízo de R$ 120 bilhões ao país, e que a decisão do Congresso tornaria “impossível governar o país”.
Partidos de oposição tentaram adiar a votação do trecho para a próxima semana, alegando questões regimentais. De acordo com a deputada Perpétua Almeida (PCdoB – AC), houve o descumprimento de regimento do Congresso Nacional que obriga a convocação e publicação da pauta com antecedência mínima de 24 horas.
 

Veja como votou cada deputado da Paraíba:

Deputado  Como votou
Aguinaldo Ribeiro (PP) Manutenção do veto
Damião Feliciano (PDT) Derrubada do veto
Edna Henrique (PSDB) Manutenção do veto
Efraim Filho (DEM) Manutenção do veto
Frei Anastácio (PT) Derrubada do veto
Gervásio Maia (PSB) Derrubada do veto
Hugo Motta (Republicanos) Manutenção do veto
Julian Lemos (PSL) Manutenção do veto
Pedro Cunha Lima (PSDB) Manutenção do veto
Ruy Carneiro (PSDB) Derrubada do veto
Wellington Roberto (PL) Manutenção do veto
Wilson Santiago (PTB) Ausente

 
*** Texto: Jornal da Paraíba