Funcionamento de bares e restaurantes é ampliado em João Pessoa

Restaurantes self-service também tiveram seu horário ampliado, das 11h às 15h.

Foto ilustrativa
Funcionamento de bares e restaurantes é ampliado em João Pessoa
Foto: divulgação/secom-jp

Os bares e restaurantes de João Pessoa poderão funcionar, a partir deste sábado (5), em horário corrido, das 11h às 22h. Além disso, os restaurantes self-service também tiveram seu horário ampliado, das 11h às 15h, e os rodízios gastronômicos estão liberados. Essas foram algumas das medidas anunciadas pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, nesta sexta-feira (4), como parte das novas medidas do plano estratégico de flexibilização na capital.

Cartaxo também anunciou a liberação de testes drivers em concessionárias, a autorização de funcionamento de dois centros de formação de vigilantes na capital, a liberação de piscinas para clubes, academias e condomínios, para uso individual ou familiar, e a autorização das aulas coletivas nas academias, desde que atenda à recomendação do limite de ocupação de 50% de capacidade dos espaços.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), João Pessoa segue em curva decrescente na média diária de óbitos e na pressão nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Assim também como o número diário de casos segue caindo e a média de ocupação dos leitos de UTI está em 32%. Todos os índices seguem as condições estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a flexibilização, o que inclui transmissão controlada, sistema de saúde apto a manejar casos graves e a adoção de medidas de prevenção nos locais de trabalho.

Educação

Ainda de acordo como prefeito da capital, um plano para a flexibilização do setor da educação está sendo preparado e deve ser anunciado ainda neste mês de setembro. “Essas são as mudanças possíveis de serem feitas, no momento, de forma segura, ampliando o nosso plano de flexibilização. E ainda neste mês de setembro estaremos em permanente diálogo com o setor da educação para que possamos chegar ao final desse mês com esse plano estruturado de forma responsável e com muita segurança”, declarou.

Plano Estratégico

O Plano Estratégico teve início em 15 de junho, após o fim do isolamento social rígido, com ações planejadas e regras de ouro para garantir a segurança da população e evolução da cidade no enfrentamento à pandemia. Entre elas, o distanciamento social, ou seja, 1,5m de distância entre funcionários e clientes, priorização do trabalho remoto para colaboradores de risco e demarcação de espaço nas filas, além de medidas de higiene como disponibilização do álcool 70% e uso obrigatório de máscaras.

Na primeira etapa, retornaram à atividade segmentos como o comércio atacadista, a construção civil, concessionárias, revendas de veículos e locadoras, e empresas de assistência técnica, além de atividades religiosas com 30% da capacidade.

Na segunda etapa, iniciada em 29 de junho, as lojas de material de construção passaram a funcionar com a permanência simultânea de um cliente a cada 10m² de área do estabelecimento. Outros setores como dos profissionais liberais e atletas profissionais retomaram ao trabalho e treinos, respectivamente, seguindo protocolos e observando as medidas de prevenção. Já para as atividades religiosas, foram mantidos os critérios da primeira fase, ou seja, 30% da capacidade.

Os ônibus do transporte público coletivo também regressaram no dia 6 de julho, como parte da segunda etapa do Plano de Flexibilização, com novas medidas de segurança e higiene nos ônibus e paradas.

Na terceira fase, no último dia 10 de julho, a prefeitura permitiu a reabertura o comércio da capital, das 9h às 15h, inclusive shoppings, 12h e 20h. Também foram liberados os jogos do Campeonato Paraibano de Futebol e atividades físicas na orla de João Pessoa. No dia 20 do mesmo mês, o prefeito autorizou a reabertura das feiras livres na capital.

A partir do dia 24 de julho, foi anunciada a 4ª fase, quando foi liberada a reabertura de bares, restaurantes e similares, além das academias de ginásticas. No dia 4 de agosto, ainda na quarta fase, foi anunciada a liberação das praças de alimentação dos shoppings centers de João Pessoa, com limitação a 50% da capacidade local e distanciamento de 1,5 metro. Por último, no dia 19 de agosto, o prefeito havia ampliado o horário de funcionamento do comércio com os estabelecimentos abertos entre 9h e 17h, assim como a liberação da orla na faixa de areia e para o banho de mar.