Presidente do TRE-PB nega recurso e mantém eleições indiretas em Taperoá

Duas chapas estão inscritas para a disputa interna pelo comando do município.

Foto: divulgação
Presidente do TRE-PB nega recurso e mantém eleições indiretas em Taperoá
Foto: divulgação

O desembargador José Ricardo Porto, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), inadmitiu nesta terça-feira (8), um recurso especial apresentado pelo vice-prefeito cassado de Taperoá, Francisco Antônio da Silva Filho, o Júnior de Preto (MDB), para suspender as eleições indiretas no município. O pleito foi agendado para a próxima sexta-feira (11), às 18h, e serão realizadas pela Câmara Municipal.

A disputa pelo comando da cidade estará dividida entre duas chapas. A primeira é liderada pelo próprio vice-prefeito, Junior de Preto, tendo Teodomiro Ferreira dos Santos, o Teodomiro Alternativo, como candidato a vice na chapa. A segunda chapa concorrente é encabeçada pela vereadora Maria Sileide Barreto Pinto, com Rosinalda Gouveia, esposa do vereador Ailton, na vice. As candidaturas poderão ser impugnadas até as 17h desta quarta-feira (9).

Na decisão, José Ricardo Porto entendeu restar ausentes os pressupostos de admissibilidade. “Não admitido o recurso, entendo ausente o requisito da plausibilidade da tese de defesa, de modo que indefiro o pedido de efeito suspensivo”, reforçou.

A realização das eleições indiretas foi determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na quinta-feira (3), por meio da publicação do acórdão de cassação dos mandatos do prefeito Jurandi Gouveia Farias, popularmente conhecido por Jurandi Pileque (MDB), e do vice Júnior de Preto.

Os eleitos a prefeito e vice prefeito devem assumir os cargos provisoriamente, até o final do mês de dezembro, já que as Eleições 2020 devem eleger os gestores, que assumem de maneira fixa a partir de janeiro de 2021, já no mês de novembro deste ano.

A chapa Jurandi Gouveia e Júnior de Preto foi cassada pelo TRE no último dia 27 de agosto. Prefeito e vice foram condenados por terem cometido abuso do poder político com viés econômico nas eleições de 2016.