Troféu Gonzagão é reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial da PB

Projeto do deputado Chió foi aprovado na sessão desta quarta-feira (23).

Foto: Eloyna Alves
Troféu Gonzagão é reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial da PB
Foto: Eloyna Alves

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, o reconhecimento do “Troféu Gonzagão” como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado da Paraíba. O projeto de lei, de autoria do deputado Chió (Rede), foi votado em sessão remota, na manhã desta quarta-feira (23) e segue para análise do Executivo.

A festa, considerada o abre-alas do Maior São João do Mundo, em Campina Grande, é realizado pelo Instituto Intercultural Brasil (INbra), Prefeitura de Campina Grande e o Sebrae, com o apoio da Rede Paraíba de Comunicação.

Criado em 2008 para homenagear a cultura nordestina, o evento ocorre todos os anos e já consta no calendário oficial de eventos da Paraíba sendo consagrado como um dos mais importantes eventos culturais da região. Excepcionalmente este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, ele não foi realizado e teve apenas um compacto dos melhores momentos dos anos anteriores exibido pelas TVs Cabo Branco e Paraíba.

O evento leva o nome de Gonzagão, referência mais que merecida a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, responsável por apresentar a cultura nordestina para o Brasil, como o baião, o xaxado, o xote e forró pé-de-serra.