João lança novo edital do Polo Turístico com presença do ministro do Turismo

Governo federal deve entrar com financiamento junto ao Banco do Nordeste.

João lança novo edital do Polo Turístico com presença do ministro do TurismoO governador João Azevêdo lança, nesta quinta-feira (5), edital de chamamento público de novos lotes no complexo do Polo Turístico Cabo Branco, em João Pessoa. O ato será acompanhado pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que na ocasião anunciará o credenciamento do Banco do Nordeste como um dos agentes financeiros do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), possibilitando que micro e pequenas empresas acessem ao crédito para investir no setor turístico.

O primeiro lote do Polo Turístico Cabo Branco foi apresentado pelo governo do estado no último dia 15 de outubro. Com uma previsão de geração de 4.610 empregos durante as obras de construção e 4.687 quando estiver em fase de operação, ele contará com três equipamentos em funcionamento a partir do segundo semestre de 2022.

De acordo com o presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari Filho, apenas um dos hotéis deve ser responsável pela atração de 1,5 milhão de turistas por ano, o que representa um aumento de 25% em relação ao número total de turistas que passaram pela Paraíba em 2019.

Em sua fase de construção, o projeto inicial irá injetar cerca de R$ 600 milhões na economia do estado. Já quando estiver em funcionamento, os equipamentos irão, segundo o presidente da Cinep, colocar a Paraíba no roteiro internacional, incentivando o turismo na região, com a possibilidade de receber voos internacionais, principalmente da Espanha, país de origem de um dos grupos compradores.