IFPB emite nota em defesa da autonomia da UFPB

Segundo nota, nomeação de Valdiney é manobra intervencionista de ruptura da tradição democrática

Foto: Divulgação/IFPB

O Instituto Federal da Paraíba emitiu, nesta terça-feira (10), por meio do Colégio de Dirigentes, nota em defesa da autonomia universitária e pela posse da reitora eleita da UFPB, professora Terezinha Domiciano. De acordo com o documento, o IFPB enxerga a nomeação do professor Valdiney Gouveia, nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro no último dia 4, estando na última posição da lista tríplice dos conselhos da instituição, “como manobra intervencionista de ruptura da tradição democrática de nossa universidade, e sai em defesa da sua autonomia”.

O professor Valdiney Veloso Gouveia foi o último colocado do processo de consulta, que obteve apenas 5,35% dos votos da comunidade, não tendo conquistado nenhum voto na reunião dos seus Conselhos (Consuni, Consepe e Conselho Curador). A chapa que venceu a eleição da UFPB afirmou na sexta-feira (6) que irá entrar na Justiça contra a nomeação de novo reitor.

Ainda de acordo com a nota emitida pelo IFPB, a instituição “vem participando ativamente das lutas recentes contra os cortes orçamentários para a Rede Federal de Educação, pela liberdade de cátedra, pela liberdade de expressão do pensamento e pelo princípio constitucional da autonomia universitária”.

É preciso respeitar os processos democráticos e as construções coletivas como princípios âncoras da educação pública, pois a participação política livre e consciente é pavimento para a formação e a emancipação do povo brasileiro. Nesse sentido, o IFPB se posiciona contra a intervenção na UFPB, e sai em defesa da sua autonomia, da nomeação da reitora eleita, professora Terezinha Domiciano, e da legítima resistência de servidores e de estudantes à ruptura democrática resultante do ato oficial”, afirma a nota.