João assina contrato com Banco Mundial para ações na infraestrutura hídrica da PB

Gestão estadual também investirá 80,2 milhões de dólares no setor, provenientes de recursos próprios.

Foto: Francisco França/Secom-PB
João assina contrato com Banco Mundial para ações na infraestrutura hídrica da PB
João Azevêdo assina contrato com Banco Mundial para investimentos na infraestrutura hídrica. Foto: Francisco França/Secom-PB

O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), assinou, nesta quarta-feira (2), no Palácio da Redenção, um contrato de empréstimo entre o Governo da Paraíba e o Banco Mundial no Brasil. O valor de aproximadamente 127 milhões de dólares será destinado à execução do Projeto de Segurança Hídrica do Estado da Paraíba (PSH-PB). A gestão estadual também investirá 80,2 milhões de dólares no setor, provenientes de recursos próprios.

A ação vai beneficiar a população das regiões do Cariri e Curimataú, que receberão água por meio do Sistema Adutor Transparaíba. Além disso, os investimentos vão permitir a reestruturação de órgãos como Cagepa e Aesa, além do reordenamento do esgoto de João Pessoa.

“Esse é um momento histórico para nós, estamos assegurando investimentos para regiões carentes de abastecimento, como o Cariri, e também atendemos a Região Metropolitana de João Pessoa, o que é fundamental para o nosso desenvolvimento e irá nos permitir deixar um legado na infraestrutura hídrica e melhorar a qualidade de vida das pessoas porque água de qualidade reflete diretamente na saúde, além de termos as condições de melhorar ainda mais a nossa prestação de serviço”, disse, João Azevêdo.

O secretário de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, afirmou que o contrato de empréstimo com o Banco Mundial é fundamental para garantir a segurança hídrica aos paraibanos. “Os recursos vão financiar todo o ramal do Cariri da adutora Transparaíba, beneficiando toda a região e também irá melhorar a eficiência operacional da Cagepa na Grande João Pessoa, com a construção de um novo sistema de tratamento de esgoto que vai beneficiar os municípios envolvidos pelos próximos 30 anos”, explicou.

Entenda

O Projeto de Segurança Hídrica do Estado da Paraíba (PSH-PB) visa o aprimoramento da gestão dos recursos hídricos, do aumento da oferta d’água potável no semiárido paraibano e da otimização dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário da Grande João Pessoa.

O projeto é dividido em componentes que envolvem a gestão integrada dos recursos hídricos e a melhoria da eficiência e da segurança dos serviços de água e saneamento e também prevê ações de estudos de viabilidade e projetos de barragens na bacia Piranhas/Açu, atualização da bacia cartográfica e fortalecimento e gerenciamento dos órgãos relacionados ao PSH, além da implementação do programa de controle e redução de perdas de água.