Mikika desiste de presidência da Câmara de JP para não prejudicar Cícero

Vereador eleito estava em cabo de guerra com vereadores da base como Bruno Farias.

Mikika desiste de presidência da Câmara de JP para não prejudicar CíceroO vereador eleito de João Pessoa, Mikika Leitão (MDB), candidato à presidência da Câmara Municipal, anunciou que desistiu da disputa em prol da união da futura base de sustentação do prefeito eleito da capital, Cícero Lucena (PP). A declaração vem um dia após o próprio Mikika revelar articulação para um acordo com o seu concorrente, o vereador Dinho (Avante), e provocar um desgastes entre vereadores aliados.

Em nota à imprensa, na manhã desta terça-feira (29), Mikika disse que abriu mão da postulação não apenas para dar lugar à chapa de consenso que se apresenta, mas também para proporcionar as condições necessárias de governabilidade ao prefeito eleito Cícero Lucena.

“Quero, neste momento, agradecer o apoio incondicional dos onze amigos e colegas vereadores eleitos que ficaram ao meu lado na minha pretensão de disputar a presidência da Câmara Municipal de JP. Abro mão da minha candidatura não só para dar lugar à chapa de consenso que se apresenta, mas também para proporcionar as condições necessárias de governabilidade ao prefeito eleito Cícero Lucena”, disse.

A eleição da Mesa Diretora será realizada no dia 1º de janeiro logo após a solenidade de posse dos 27 vereadores da Casa. Os dois parlamentares registraram chapas para a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal referente ao biênio 2021/2022 na última quarta-feira (23).

A chapa encabeçada por Dinho conta com o apoio de 16 vereadores e projeta a sua presidência para o primeiro biênio e do vereador Bruno Farias (Cidadania) para o segundo biênio. O grupo se reuniu em um restaurante nesta segunda-feira (28) para reforçar a união e o compromisso em torno das duas chapas do grupo.

Corujinha

A grande incógnita, no entanto, é o posicionamento do atual presidente da Casa, João Corujinha (PP), que deveria ir para a vice-presidência no primeiro biênio e retomaria ao comando da Câmara no segundo biênio. O parlamentar tem evitado se posicionar à imprensa. A desistência de Mikika põe por terra os planos de Corujinha de se manter no poder no legislativo municipal.

No grupo de Mikika, composto atualmente por 11 membros, é bem mais eclética, contando com peças que devem fazer a oposição ao prefeito também, como Marmuthe Cavalcanti (PSL) e Coronel Sobreira (MDB).