Prefeita de Bayeux cola recado em UPAs e médicos tratam ato como assédio moral

Em reposta, Simed questiona ações judiciais contra Luciene de Fofinho e estado da saúde na cidade.

Foto: divulgação
Prefeita de Bayeux cola recado em UPAs e médicos tratam ato como assédio moral
Foto: divulgação

A prefeita reeleita de Bayeux, Luciene Gomes, mais conhecida como Luciene de Fofinho, gerou revolta da comunidade médica ao afixar um aviso na porta das unidades de saúde do município cobrando melhor atendimento dos médicos aos pacientes. Em resposta, o Sindicato dos Médicos do Estado da Paraíba (Simed-PB) emitiu uma nota neste sábado (2) para lamentar a atitude da prefeita, que classificou como assédio moral.

No recado, afixado no dia 1º de janeiro, a gestora afirma que o funcionário da unidade, que é pago com o recurso público, deve tratar ‘bem as pessoas” e orienta ao paciente que eventualmente se sinta maltratado, entrar em contato, através de um número, informado no mesmo aviso.

Para o Simed, “o bom trato, a cordialidade, a empatia e a humanização são características que devem se fazer presentes em todas as pessoas, inclusive nos profissionais de saúde. Não se nega a existência de maus profissionais ou de más condutas, em qualquer área, mas tais casos não são resolvidos de modo autoritário”, diz trecho da nota.

O Simed também lembra que Luciene de Fofinho responde ação de investigação judicial eleitoral (AIJE), proposta pelo Ministério Público Eleitoral, devido abuso de poder político. “Os problemas da saúde pública de Bayeux são maiores do que os que a prefeita tenta expor, de forma que sua atenção deveria estar voltada para resolver tais problemas”, segue a nota.

Dentre os problemas listados estariam UBS sucateadas, com estruturas físicas deterioradas, falta de equipamentos, materiais e EPIs. Haveria falta de segurança no ambiente de trabalho. Segundo o Simed, a UBS Tambaí em agosto de 2020 foi invadida por grupo de homens armados que assaltaram pacientes e profissionais de saúde. O Hospital e Maternidade João Marsicano já foi interditado algumas vezes pelo CRM-PB e pela Agevisa.

O Sindicato sugere que os profissionais de saúde utilizem o telefone do ALÔ PREFEITA disponibilizado pela gestora, para realizar reclamações sobre as más condições de trabalho, atraso de pagamento dos salários e demais irregularidades. (Confira abaixo a nota na íntegra). 

Prefeita de Bayeux cola recado em UPAs e médicos tratam ato como assédio moral
Foto: divulgação

NOTA PÚBLICA

Prefeitura Municipal de Bayeux – Alô Prefeita

O Sindicato dos Médicos do Estado da Paraíba lamenta a atitude da Prefeita de Bayeux, que com a disfarçada intenção de resolver os problemas da saúde pública do município, se volta contra os profissionais de saúde e de apoio, em um ato que tangencia o assédio moral.

O bom trato, a cordialidade, a empatia e a humanização são características que devem se fazer presentes em todas as pessoas, inclusive nos profissionais de saúde. Não se nega a existência de maus profissionais ou de más condutas, em qualquer área, mas tais casos não são resolvidos de modo autoritário.

A própria prefeita responde ação de investigação judicial eleitoral (AIJE), proposta pelo Ministério Público Eleitoral, devido abuso de poder político e tem a oportunidade de se defender em foro competente.

Os problemas da saúde pública de Bayeux são maiores do que os que a prefeita tenta expor, de forma que sua atenção deveria estar voltada para resolver tais problemas. Há UBS sucateadas, com estruturas físicas deterioradas, falta de equipamentos, materiais e EPIs.

Há falta de segurança no ambiente de trabalho. A UBS Tambaí em agosto de 2020 foi invadida por grupo de homens armados que assaltaram pacientes e profissionais de saúde. O Hospital e Maternidade João Marsicano já foi interditado algumas vezes pelo CRM-PB e pela Agevisa.

A prefeitura de Bayeux, de acordo com o portal Sagres do Tribunal de Contas do Estado em outubro de 2020, possui apenas 20 médicos efetivos (concursados) enquanto que o número de médicos com contratações precárias é de 98 médicos, situação bastante irregular.

O SIMED-PB já denunciou ao Ministério Público a falta de condições de trabalho e de EPIs em algumas unidades de saúde do município. Também já ajuizou ação para cobrar o pagamento dos salários dos médicos do PSF, de abril de 2020, ainda hoje não pagos.

Por fim o SIMED-PB sugere que os profissionais de saúde e de apoio aproveitem a oportunidade e façam suas reclamações sobre as más condições de trabalho, atraso de pagamento dos salários e demais irregularidades, através do telefone do ALÔ PREFEITA disponibilizado pela gestora.