Com chegada de Nilda Gondim, bancada da Paraíba no Senado fica 100% ocupada por suplentes

Nilda assumirá com licença de José Maranhão. Ney substitui hoje Veneziano e Nailde Panta está na vaga, temporariamente, de Daniella Ribeiro

Com chegada de Nilda Gondim, bancada da Paraíba no Senado fica 100% ocupada por suplentes
Foto: Ascom

A bancada da Paraíba no Senado Federal será ocupada totalmente por suplentes. É que a ex-deputada federal Nilda Gondim (MDB) vai assumir o mandato, temporariamente, com a licença do senador José Maranhão (MDB) – em tratamento por conta da covid-19. As outras duas vagas do Estado no Senado estão hoje ocupadas por Ney Suassuna, suplente do senador Veneziano Vital (sem partido), e pela professora Nailde Panta, que assumiu essa semana a cadeira da senadora Daniella Ribeiro (Progressistas).
Veneziano e Daniella tiraram licença de quatro meses em setembro do ano passado, poucos antes do processo eleitoral. No lugar de Daniella quem assumiu foi Diego Tavares, mas ele deixou o cargo após ser nomeado para a gestão do prefeito Cícero Lucena (Progressistas).
“Estamos assumindo em circunstâncias indesejáveis, mas temos plena convicção do nosso dever”, assinalou Nilda Gondim.
A ascensão dos suplentes sinaliza para um fenômeno pouco percebido pelo eleitorado brasileiro. No Brasil o processo eleitoral tem como foco, quase sempre, os titulares de mandatos. A escolha dos suplentes recebe pouca atenção na hora do voto. Nesses momentos (e em outros também), porém, é que se percebe que eles (os suplentes) são sempre muito importantes no processo.