Prefeita de Bayeux descarta aulas presenciais com cidade na bandeira laranja

Luciene de Fofinho (PDT) concedeu entrevista exclusiva à CBN nesta sexta-feira (8).

Foto: João Henrique Costa
Prefeita de Bayeux descarta aulas presenciais com cidade na bandeira laranja
A prefeita reeleita de Bayeux concedeu entrevista exclusiva à CBN nesta sexta-feira (8). Foto: João Henrique Costa

A prefeita reeleita de Bayeux, Luciene Gomes (PDT), mais conhecida como Luciene de Fofinho, afirmou que não pretende liberar o retorno das aulas presenciais na rede pública do município enquanto a cidade estiver classificada na ‘bandeira laranja’. Em entrevista exclusiva à CBN João Pessoa, na manhã desta sexta-feira (9), a gestora disse que está aguardando o posicionamento dos órgãos sanitários para decidir sobre o assunto.

Luciene Gomes disse que as aulas presenciais devem voltar no início de março, mas inicialmente apenas na forma online, como ocorreu em 2020 devido à pandemia da Covid-19. “Bayeux está na bandeira laranja. Foram quase 130 pessoas que partiram devido à Covid e as crianças não estão imune a isso. Meu filho passou 11 dias na UTI”, lembrou.

A prefeita destacou que a Paraíba melhorou a situação, mas que o número de contágio ainda é grande. “Estamos aguardando as decisões. Nós estamos levantando um estudo técnico com o novo secretário para oferecer não só ao alunado um acompanhamento mais próximo para que aluno e professor não tenha uma ‘perca’ tão grande”, afirmou.

A prefeita contou que instaurou processo licitatório para reestruturar 22 escolas do município que, segundo ela, estão totalmente sucateadas. “Temos um entendimento de que precisamos melhorar as condições estruturais das escolas, mas também trazer atrativos para trazer de volta essas crianças para a sala de aula”, completou.

Outros temas

Um dos gargalos das gestões públicos em tempos de pandemia, a questão da Saúde também entrou na pauta do debate. A prefeita respondeu sobre a polêmica em que se envolveu ao afixar cartazes nas UPAs de Bayeux cobrando um melhor atendimento dos servidores das unidades hospitalares.

Luciene disse que o recado não era direcionado a nenhum profissional em especial e que tinha a finalidade de preservar o bom atendimento. A prefeita disse que pretende estender a iniciativa do ‘Alô Prefeita’ para todas as secretarias da sua nova gestão.

Sobre o problema do esgotamento sanitário – Bayeux tem apenas 11% de cobertura – a prefeita explicou que está tomando providência para resolver o problema. “Estivemos com a Cagepa para tratar do assunto. Bayeux tem uma área de mangue e os dejetos são lançados no mangue. Estamos em estamos em conversação com a Cagepa para realizar esse sonho”, afirmou.