Em ‘movimento histórico’, secretários de Saúde de Campina e João Pessoa discutem parcerias por mais recursos

Secretários municipais das duas cidades se reuniram hoje em João Pessoa

Em ‘movimento histórico’, secretários de Saúde de Campina e João Pessoa discutem parcerias por mais recursos
Foto: Ascom

Além de serem as maiores cidades do Estado, João Pessoa e Campina Grande são, também, os maiores polos de referência para a saúde pública na Paraíba. Os dois municípios são responsáveis por boa parte dos serviços prestados pelo SUS que atendem outras dezenas de cidades do Estado.
A ‘divisão’ dos serviços pactuados entre as duas cidades sempre foi um tema ‘delicado’. Mas hoje as duas gestões municipais podem ter dado um passo importante, unindo forças na busca por recursos.
Pela manhã o secretário de saúde de Campina Grande, Filipe Reul, esteve reunido com o secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha.
Entre os pontos discutidos estão a consolidação da rede de atendimento a pacientes com Covid-19 nas duas cidades, a pactuação de serviços realizados pelos outros municípios e a regulação de leitos e procedimentos.
“É um movimento no sentido de fortalecer a política municipal do SUS”, disse ao blog Filipe Reul.
“Nós estamos nos dando as mãos numa parceria para consolidar a saúde de Campina e João Pessoa e, consequentemente, fortalecer a saúde de todo o Estado”, disse Fábio Rocha.
Na prática, as duas cidades perceberam o lógico: unidas, são mais fortes na divisão dos recursos e na execução dos serviços.
Como a foto que ilustra esse texto mostra, os dois secretários resolveram dar as mãos.