Prefeita do Conde diz que removeu monumento por conta de vandalismo

Obra de arte foi instalada em 2018 pela então prefeita Márcia Lucena, sua opositora.

Foto: João Henrique Costa
Prefeita do Conde diz que removeu monumento por conta de vandalismo
Prefeita deu entrevista na manhã desta quarta-feira (Foto: João Henrique Costa)

Em entrevista à CBN João Pessoa, a prefeita do Conde, Karla Pimentel (PROS), explicou, nesta quarta-feira (27), a polêmica em torno da remoção do monumento “Árvore dos Bons Ventos”, uma criação do artista plástico Wilson Figueiredo, que ficava no entrocamento das Rodovias BR-101 com a Rodovia dos Tabajaras (PB-018). A obra foi instalada em 2018, durante as comemorações de 55 anos do município, na gestão da ex-prefeita Márcia Lucena (PSB), sua opositora política.

A gestora disse que a retirada da peça não tem conotação política, mas se deu apenas para restauração. Apesar disso, ela não deu certeza de que pretende recolocá-la de volta após o serviço. “Tivemos a árvore toda pichada. O planejamento tirou todas as fotografias e retiramos para restaurar, mas se vamos colocar lá [depois da restauração], não está definido,  é poder discricionário do prefeito”, declarou.

Karla Pimentel disse que a sua gestão pretende construir um museu ao ar livre e provavelmente a obra de arte deve ser instalada no local.

Outros temas

Além da polêmica, a prefeita do Conde falou de outros assuntos, como a situação em que encontrou a cidade, no que diz respeito ao lixo. Ela acusou a ex-prefeita de ter descumprido um acordo feito durante a transição para realizar um aditivo ao contrato com a empresa responsável pelo recolhimento dos resíduos sólidos na cidade, o que comprometeu a continuidade da prestação do serviço quando ela assumiu.

“Na transição nós fizemos um documento pedindo que atual gestão fizesse um aditivo no contrato do lixo que já era contratada desde o emergencial há quatro anos. A própria empresa mandou um documento falando dos problemas se não houvesse esse aditivo. Pensávamos que tinha sido feito na transição. Quando percebemos eu já tinha assumido e ela não fez o aditivo”, contou a prefeita.

Segundo ela, inicialmente o trabalho foi realizado com a ajuda de populares, mas foi resolvido recentemente com a contratação emergencial da empresa, por seis meses. “Vou baixar um decreto que tudo sera por pregão, inclusive o novo contrato para o lixo”, antecipou.

Educação

Outro problema apontado pela nova prefeita durante a entrevista foi a questão da aulas. “A educação é um grande desafio, até porque muita coisa foi maquiada e quando entramos descobrimos os pontos mais críticos que a gente tem que atuar. Na pandemia é um novo desafio”, afirmou.

Segundo Karla Pimentel, uma equipe de TI da prefeitura está desenvolvendo uma plataforma própria para facilitar o acesso dos alunos, professores e pais ao conteúdo de ensino. As aulas começam no dia 20 de fevereiro, de forma virtual. “Vamos ver o que o melhor para a nossa realidade. Temos alunos em sítios, em locais afastados, e precisamos dar a eles a mesma educação e isso é um grande desafio”, completou.