Investigada na Calvário, Cláudia Veras é nomeada para cargo federal

Servidora efetiva do Ministério da Saúde, ela vai ocupar função comissionada.

Foto: divulgação/Secom-PB
Investigada na Calvário, Cláudia Veras é nomeada para cargo federal
Foto: divulgação/Secom-PB

A ex-secretária de Saúde da Paraíba, Cláudia Luciana de Sousa Mascena Veras, foi nomeada para um cargo comissionado na Superintendência Estadual do Ministério da Saúde na Paraíba. Ex-auxiliar da gestão do ex-governador Ricardo Coutinho e do governador João Azevêdo (Cidadania), Claudia Veras se tornou alvo da Operação Calvário, acusada de envolvimento em um esquema que teria desviado R$ 2,1 bilhões da Saúde e da Educação.

A nomeação de Cláudia Veras para a função comissionada Técnica de Auxiliar de Serviços em Saúde II foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (04). Servidora efetiva do Ministério da Saúde, ela ficará subordinada à Virgínia Maria Peixoto Velloso Borges, atual superintendente do Ministério da Saúde da Paraíba. Ela vai substituir a servidora Maria Eridan Pimenta Neta.

Alvo de mandado de prisão durante a sétima fase da Operação Calvário – Juízo Final, em dezembro de 2019, atualmente Cláudia Veras continua obedecendo medidas restritivas de liberdade, como a utilização da tornozeleira eletrônica. Na época ela foi exonerada pelo governador João Azevêdo.

Cláudia Veras é acusada de ser peça chave no suposto esquema de corrupção que teria funcionado no governo durante gestões socialistas. Ela comandava a Secretaria de Saúde do Estado quando teria ocorrido a maioria dos crimes relatados na denúncia formulada pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco). Segundo os autos, ela teria contado, para isso, com o apoio da deputada estadual Estela Bezerra (PSB).

Nesta quinta-feira, o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público estadual, deflagrou mais duas fases da Operação Calvário – a décima primeira e a décima segunda.