YouTube tira do ar canal ‘Terça Livre’, de blogueiro bolsonarista investigado no STF

Retirada foi “por violação dos Termos de Serviço”.

FOTO: ROQUE DE SÁ/AGÊNCIA SENADO..
YouTube tira do ar canal 'Terça Livre', de blogueiro bolsonarista investigado no STF
FOTO: ROQUE DE SÁ/AGÊNCIA SENADO.

O YouTube tirou do ar o canal ‘Terça Livre’, do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, que é investigado no Supremo Tribunal Federal (STF) e foi alvo de operações da Polícia Federal (PF). Ao tentar acessar a página, a mensagem “Página indisponível. Lamentamos o transtorno. Tente pesquisar algo diferente.” é exibida.

O Terça Livre informou em seu site que seus dois canais “foram encerrados” na noite de quarta-feira (3): o “Terça Livre TV” e o “Terça Livre Live”. Disse também ter recebido um aviso do YouTube afirmando que a conta foi encerrada “por violação dos Termos de Serviço”.

O Google, dono da plataforma de vídeos, disse em nota que “todos os conteúdos no YouTube precisam seguir nossas diretrizes” e que conta “com uma combinação de sistemas inteligentes, revisores humanos e denúncias de usuários para identificar conteúdo suspeito e agimos rapidamente sobre aqueles que estão em desacordo com nossas políticas”.

O comunicado diz ainda que, “caso uma conta tenha sido restringida na plataforma ou impossibilitada de usar algum dos nossos recursos, o criador não poderá usar outro canal para contornar essas penalidades”. “Consideramos a violação dela um descumprimento dos nossos Termos de Serviço, o que pode levar ao encerramento da conta”.

Investigado pela PF

Allan dos Santos é alvo de dois inquéritos no STF e já foi alvo de operações da PF. Um dos inquéritos apura ameaças a ministros do tribunal e a disseminação de conteúdo falso na internet, as chamadas fake news. O outro investiga o financiamento de atos antidemocráticos.

Nos dois casos, Allan dos Santos nega envolvimento em irregularidades.