Após polêmica dos decretos, prefeitura de Campina Grande decide reservar UPA para Covid-19

Prefeitura espera ter mais 30 leitos apenas para covid-19. Índice de ocupação de enfermarias hoje chega a 81%, segundo a SES

Após polêmica dos decretos, prefeitura de Campina Grande decide reservar UPA para Covid-19
Foto: Ascom

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alto Branco, em Campina Grande, voltará a atender apenas pacientes com covid-19. A decisão foi confirmada há pouco pela prefeitura do município. Com isso a gestão pretende criar mais cerca de 30 leitos exclusivos para o tratamento da doença.
A medida foi tomada após a polêmica entre o Governo do Estado e a gestão municipal sobre as regras de isolamento, durante a pandemia.
No início da crise, ano passado, a UPA chegou a ser exclusiva para o recebimento de pacientes com suspeita da doença. Depois, com o passar do tempo e a diminuição dos casos, voltou a receber outras demandas.

Agora, diante do agravamento da pandemia, a unidade ficará mais uma vez voltada para a ‘guerra’ contra o vírus. Os pacientes que hoje estão internados por lá deverão ser transferidos para o Hospital Doutor Edgley.

A prefeitura ainda não publicou o novo decreto municipal que irá estabelecer novas regras de isolamento social. O que se sabe, até agora, é que o documento trará algumas medidas mais restritivas, mas terá, em sua maior parte, regras menos duras do que o decreto estadual.
Conforme a Saúde estadual, o índice de ocupação de leitos de UTI em Campina hoje é de 75%. Nas enfermarias, 81% estão ocupados.