Focco reúne prefeitos e políticos da Paraíba para discutir prevenção à corrupção

Evento é aberto ao público e será transmitido pela internet

Focco reúne prefeitos e políticos da Paraíba para discutir prevenção à corrupção
Foto: Ascom

O Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB) promove amanhã, das 10h às 11h, no canal MPFPB no YouTube, o Seminário do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção na Paraíba. Foram convidados todos os chefes de poderes da Paraíba – governador, presidente da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça -, prefeitos dos 223 municípios, além de representantes de entidades representativas de municípios e órgãos de controle.
O evento será aberto ao público e vai trazer ao debate um tema ‘espinhoso’, mas necessário para os gestores públicos: o combate à corrupção.

‘Espinhoso’ porque, vez por outra, temos assistido prefeitos e outros agentes políticos na ‘mira’ do Ministério Público e da Polícia Federal em investigações que apuram fraudes e desvios de toda espécie.

A iniciativa tem o objetivo de reduzir os níveis de corrupção.
Por meio de uma plataforma de autosserviço on-line contínua, o gestor terá a oportunidade de avaliar sua instituição, descobrindo previamente os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas ou irregularidades.
A partir desse diagnóstico, ele terá acesso a um plano de ação específico que apresentará sugestões e propostas adequadas às necessidades de sua entidade. A explicação sobre o sistema será feita pelo auditor-chefe do Tribunal de Contas da União (TCU) na Paraíba, Márcio Sueth.
O fato é que não aprende a lição quem não quer. Orientações, cartilhas, recomendações não faltam. Mas é forçoso questionar: quantos deles colocarão os ensinamentos em prática e usarão o sistema?
Torço que muitos, mas temo que serão poucos.