Com protesto por 'atropelo', Câmara aprova prorrogação de subsídio para transporte público

Oposição questionou descumprimento do Regimento, mas proposta foi aprovada pela maioria

Com protesto por 'atropelo', Câmara aprova prorrogação de subsídio para transporte público
Foto: arquivo Jornal da Paraíba

Sob protesto de vereadores da oposição, a Câmara de Vereadores de Campina Grande aprovou hoje a prorrogação, por três meses, da subvenção no pagamento de passagens para o transporte público do município. A proposta, enviada à ‘Casa’ pelo Executivo, estabelece a abertura de crédito especial de R$ 1,8 milhão para custear um ‘bônus’ para usuários do sistema.

Os oposicionistas questionaram a tramitação da matéria, alegando que o requerimento de urgência especial teria sido aprovado atropelando o Regimento Interno da Câmara.

A proposta havia sido apresentada no dia 22 de julho, mas depois foi retirada e reapresentada.

Com protesto por 'atropelo', Câmara aprova prorrogação de subsídio para transporte público
Foto: reprodução

“Não existe ordem do dia hoje”, argumentou o vereador Anderson Almeida (Podemos). “Manifesto meu voto contrário por entender que todo o processo de tramitação foi realizado ao arrepio do que dispõe o Regimento Interno”, observou Olímpio Oliveira (PSL).

Os vereadores governistas reagiram. “Estamos cumprindo o Regimento Interno e estamos cumprindo as normas, porque elas foram dispensadas”, justificou Waldeny Santana (DEM). “A maioria sempre é maioria”, discorreu o vereador Alexandre do Sindicato (PSD).

Dos 23 vereadores da ‘Casa’, 15 subscreveram o requerimento de urgência para votar o projeto.
Confira o projeto na íntegra
Na prática a iniciativa é, também, um socorro às empresas do setor – que reclamam de dificuldades por conta da pandemia e da queda no número de passageiros. Isso porque o ‘bônus’ é um estímulo para o ingresso de mais passageiros no transporte público.
O pagamento do ‘bônus’ teve início ano passado, ainda na gestão do ex-prefeito Romero Rodrigues (PSD) e vem sendo renovado na gestão Bruno Cunha Lima (PSD). Atualmente as passagens no sistema custam R$ 3,90.