Politizades: Você sabe o que são os três poderes e as razões da separação? 

Assunto foi abordado pelo Politizades, projeto da Rede Paraíba de Comunicação.

Foto: Arquivo/TJPB

Os três poderes são instituições separadas, que  são responsáveis pelas decisões do Estado.  Cada um deles é responsável por uma parte importante da sociedade.  A diferença entre os poderes  é o tema do Politizades, projeto da Rede Paraíba de Comunicação, nesta quarta-feira (25).

O Poder Executivo é responsável  pela  administração do estado, por executar as leis e governar o povo. Estão dentro dessa esfera os prefeitos, governadores,presidente. Já  o Legislativo, pensa e elabora as leis. É representado pelos deputados federais, estaduais, senadores e os vereadores.  Também é dever desse poder fiscalizar a execução das leis pelo Executivo. E o Judiciário, interpreta as leis e julga os casos de acordo com a constituição. Os desembargadores, juízes e ministros representam o Poder Judiciário. 

É importante saber se onde veio essa denominação que conhecemos hoje. Tudo começou por Aristóteles em sua obra “A Política”, que contempla a existência de três instituições separadas que decidiam  as decisões de Estado. Eram eles o Poder Deliberativo, o Poder Executivo e o Poder Judiciário. Logo após veio  Locke, no seu livro  “Segundo Tratado Sobre o Governo Civil”, ele defende um Poder Legislativo superior aos demais, o Executivo com o objetivo de aplicar as leis, e o Federativo,  não poderia sair  do Executivo,  ele deveria cuidar das questões internacionais de governança. E o que conhecemos hoje em dia foi pensado por Montesquieu, quando criou  a tripartição e as devidas funções do modelo mais aceito atualmente.


Mas não é só isso, você também pode entender o motivo de ter essa divisão dos poderes em três no vídeo do ‘Politizades’, comandado por Iasmin Soares. Confira abaixo.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por TV Cabo Branco (@tvcabobranco)