Politizades: Você sabe o que são os três poderes e as razões da separação? 

Assunto foi abordado pelo Politizades, projeto da Rede Paraíba de Comunicação.

Foto: Arquivo/TJPB

Os três poderes são instituições separadas, que  são responsáveis pelas decisões do Estado.  Cada um deles é responsável por uma parte importante da sociedade.  A diferença entre os poderes  é o tema do Politizades, projeto da Rede Paraíba de Comunicação, nesta quarta-feira (25).

O Poder Executivo é responsável  pela  administração do estado, por executar as leis e governar o povo. Estão dentro dessa esfera os prefeitos, governadores,presidente. Já  o Legislativo, pensa e elabora as leis. É representado pelos deputados federais, estaduais, senadores e os vereadores.  Também é dever desse poder fiscalizar a execução das leis pelo Executivo. E o Judiciário, interpreta as leis e julga os casos de acordo com a constituição. Os desembargadores, juízes e ministros representam o Poder Judiciário. 

É importante saber se onde veio essa denominação que conhecemos hoje. Tudo começou por Aristóteles em sua obra “A Política”, que contempla a existência de três instituições separadas que decidiam  as decisões de Estado. Eram eles o Poder Deliberativo, o Poder Executivo e o Poder Judiciário. Logo após veio  Locke, no seu livro  “Segundo Tratado Sobre o Governo Civil”, ele defende um Poder Legislativo superior aos demais, o Executivo com o objetivo de aplicar as leis, e o Federativo,  não poderia sair  do Executivo,  ele deveria cuidar das questões internacionais de governança. E o que conhecemos hoje em dia foi pensado por Montesquieu, quando criou  a tripartição e as devidas funções do modelo mais aceito atualmente.

Politizades: Você sabe o que são os três poderes e as razões da separação? 
Mas não é só isso, você também pode entender o motivo de ter essa divisão dos poderes em três no vídeo do ‘Politizades’, comandado por Iasmin Soares. Confira abaixo.