Politizades: Entenda o função e como é formada a Assembleia Legislativa

Iasmin Soares explica o funcionamento do legislativo.

A Assembleia Legislativa da Paraíba é o órgão que representa os paraibanos através de cada deputado estadual. Podemos dizer que esse lugar é como uma câmara estadual, fazendo parte do poder legislativo. A sede atual fica na praça João Pessoa no Centro Histórico da capital paraibana. De acordo com a constituição, uma única casa legislativa  é suficiente para a esfera estadual.

Os representantes do Legislativo do estado são os  deputados estaduais, que são eleitos no sistema proporcional de lista aberta. As votações para deputado estadual ocorrem a cada quatro anos, junto com as eleições para presidente, as chamadas eleições gerais. E o deputado estadual pode se reeleger sem tempo determinado.  Eles são responsáveis por criar e alterar leis, e fiscalizar a atuação do governador.  Em todo Brasil há 1060 deputados estaduais. O número de deputados estaduais em cada Assembleia estadual depende  do número de deputados federais do estado. Aqui na Paraíba, são 36 parlamentares eleitos para um mandato de quatro anos, porque o estado tem 12 deputados federais. 

Politizades: Entenda o função e como é formada a Assembleia Legislativa

O Politizades desta semana está com um episódio novo sobre a Assembléia Legislativa. No vídeo, Iasmin Soares conversou sobre as funções da Assembleia Legislativa e também informou quem são os responsáveis por representar o povo na esfera estadual. Confere aqui: