POLÍTICA
Anunciada equipe de Saúde
Em entrevista na CMCG Romero Rodrigues apresentou a nova secretária de Saúde de CG; médica Lúcia Derks é a nova titular da pasta.
Publicado em 18/12/2012 às 6:00
A médica Lúcia de Fátima Derks foi confirmada como secretária de Saúde, a partir de janeiro, tendo como adjunta Francisca Eudésia Damasceno. Elas foram apresentadas ontem pelo prefeito eleito Romero Rodrigues (PSDB), que anunciou mais 14 nomes para os escalões inferiores e dirigentes de unidades hospitalares. Na entrevista na Câmara Municipal, o tucano disse que vai priorizar a atenção básica, realizar o mutirão da saúde em fevereiro, além de instalar um hospital municipal e várias policlínicas.
“O critério para escolha da equipe da saúde foi eminentemente técnico”, justificou Romero, durante entrevista coletiva na Câmara Municipal. O tucano acrescentou que sua esposa, a médica Micheline Rodrigues, vai atuar como voluntária, auxiliando a nova secretária.
Em relação ao mutirão, o prefeito eleito esclareceu que o esforço para zerar as consultas e exames será realizado no mês de fevereiro de 2012, uma vez que parte dos médicos estará de férias no mês de janeiro. Rodrigues adiantou que até o dia 20 deverá revelar os nomes dos demais secretários.
DESESTÍMULO
Lúcia Derks revelou que o Programa Saúde da Família está em total descrédito perante a população e terá uma atenção especial para mudar o quadro. Ela também promete agilizar o sistema de marcação de consulta e de exames, pois existem pacientes que esperam um ano por um resultado.
Ao mesmo tempo, ela vai estimular os profissionais. “Eu preciso melhorar a autoestima desses profissionais tão importantes no sistema municipal de saúde, que é o médico, o enfermeiro, o técnico, o agente comunitário e a saúde bucal”, afirmou a futura secretária, que disse não ter filiação partidária.
Todavia, ela pediu um pouco de paciência à população porque precisa organizar a equipe nas primeiras semanas de governo. Pediatra e sanitarista, Lúcia Derks já foi secretária de Saúde da Prefeitura de Esperança e gerente de atenção básica do Estado, na gestão de Cássio Cunha Lima. Atualmente, ela ocupa o cargo de chefe do núcleo médico do Hospital de Trauma de Campina e diretora clínica do Hospital da FAP.
Comentários