icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Assembleia Legislativa da Paraíba sedia reunião do Parlamento Nordestino

Assembleia Legislativa da Paraíba sedia, nesta quinta (26) e sexta-feira o 1º Seminário Nordestino de Desenvolvimento Sustentável.

Publicado em 26/03/2009 às 10:16

Da Redação
Com assessoria da ALPB


Começa nesta quinta-feira (26) o 1º Seminário de Desenvolvimento Sustentável, que terá como tema "Biodiesel e Pinha Manso na Agricultura Familiar". O seminário faz parte da 4ª reunião do Parlamento Nordestino (Parlatino), que é composto por deputados estaduais dos nove estados da região. Mais de 100 prefeitos paraibanos já confirmaram presença nos debates, que ocorrerão nesta sexta (27), no Hotel Ouro Branco.

A abertura da 4ª reunião do Parlamento Nordestino ocorrerá no auditório João Eudes, da Assembleia Legislativa. O evento contará com técnicos internacionais e debaterá o uso do Pinhão Manso como alternativa para produzir biodiesel e combater o processo de desertificação na região do semi-árido nordestino.

Na sexta-feira, durante o seminário, prefeitos e secretários de Agricultura assinarão um protocolo de intenções com a empresa Bionor (Indústria do Biodiesel), para adesão do programa nos municípios interessados.

Na Paraíba, segundo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Arthur Cunha Lima (PSDB), o pinhão manso pode ser consorciado com outras culturas. As estimativas são de que o projeto alcance 98 municípios, gerando emprego e renda para mais de 22 famílias paraibanas.

A expectativa é que a adesão de cada município ao programa do Biodiesel a partir da produção do Pinhão Manso represente a inclusão de cerca de 450 famílias, somente com a geração de empregos diretos.

O evento tem o apoio da Mesa Diretora da ALPB e da Bionor – Indústria de Biodiesel Nordeste S/A. Veja a programação abaixo.

Programação do 1º Seminário Nordestino de Desenvolvimento Sustentável: Biodiesel e pinhão-manso na agricultura familiar

26/03
15h
Abertura solene da Reunião Administrativa do Parlamento Nordestino com o presidente do Parlamento Nordestino Deputado Domingos Filho – Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
Local: Auditório João Eudes – Assembléia Legislativa da Paraíba

27/03

Local: Hotel Ouro Branco.
09h
Abertura do evento com a participação dos Presidentes de Assembléias dos Estados do Nordeste, Secretário de Agricultura do Estado da Paraíba, Prefeitos, Presidentes de Câmaras e Secretários de Agricultura dos Municípios do Estado da Paraíba.
Composição da Mesa:
Palavra do Deputado Domingos Filho - Presidente do Parlamento Nordestino.

10h
Jatropha Curcas L - Pinhão-Manso: Petróleo Verde para o Nordeste.
Palestrante:
Deputado Arthur Cunha Lima - Vice-Presidente de Políticas Agrícolas do Parlamento Nordestino - Presidente da Assembléia Legislativa da Paraíba

10h50
Coffee Break

11h
Diretrizes do Governo do Estado da Paraíba no Programa Brasileiro de Biodiesel.
Palestrante:
Rubens Tadeu de Araújo Nóbrega - Responsável Técnico

11h30
Experiência do Agronegócio na Paraíba - Fazenda Tamanduá-PB

12h30
Almoço livre

14h30
Projeto Biodiesel da Paraíba
Palestrantes:
Dra. Simone Brum - Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade do Rio Grande do Sul.
Dr. Jorge Imperatore - Mestre e Economista pela Universidade do Rio Grande do Sul
Dr. José Luiz Vaz da Silva - Ph.D University Sichuan - China

15h45
Coffee Break

16h15
Debate entre a mesa e participantes.

17h30
Entrega de Certificados

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp