icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Auditores do TCE se posicionam contra criação do TCM

Sindicato que representa dos auditores divulgou nota reafirmando  posicionamento contrário à criação e instalação do TC.

Publicado em 04/06/2009 às 10:26

Karoline Zilah

A polêmica que envolve a criação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) continua. Após a análise da Ação Direta de Inconstitucionalidade enviada pelo Partido dos Trabalhadores ao Tribunal de Justiça, agora é o O Sindicato dos Profissionais de Auditoria do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (Sindcontas) que se manifesta contra a Emenda Constitucional que institui o TCM.

Em nota divulgada nesta quinta-feira (4), o sindicato explica que os servidores do Tribunal de Contas reafirmam o posicionamento contrário à criação e instalação do TCM e que continua lutando para que esta possibilidade seja retirada da Constituição Estadual.

O projeto ainda não foi votado na Assembleia Legislativa, mas o assunto voltou à tona na quarta-feira (3) depois que os deputados estaduais Branco Mendes (DEM) e Assis Quintans (DEM) apresentaram um requerimento em plenário pedindo mais agilidade na votação da questão e reafirrmando a posição favorável deles pela extinção do TCM.

Confira na íntegra a nota enviada pela Sindcontas:

Nego o TCM

No início de 2008, o povo paraibano foi surpreendido com a súbita intenção do então governador da Paraíba, juntamente a com sua bancada de apoio na Assembléia Legislativa, de querer instalar um Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) em nosso Estado.

A reação contundente da sociedade civil organizada, representada por entidades como o FOCCO, OAB-PB, CUT-PB, CRC-PB, CRA-PB, CREA-PB, SINTAP, SINDCONTAS, ASTCON-PB, SOJEP, SINJEP, e partidos políticos, resultou numa das maiores mobilizações sociais já ocorridas em nosso Estado nos últimos tempos e, conseqüentemente, na elaboração de duas propostas de emenda à constituição estadual (PEC), amparadas num amplo debate com a presença de autoridades de diversas áreas. Prova de que a opinião pública rechaçou e repudia a criação desse tribunal são as mais de 7.000 assinaturas coletadas nos abaixo assinados, por ocasião do movimento de 2008.

No início deste ano, após a mudança no Governo do Estado, fomos pegos de surpresa com a rediscussão da matéria, nesse sentido, já solicitamos audiência ao Governador do Estado para tratar especificamente do tema objeto das propostas de emenda à Constituição Estadual.

Os servidores do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, representados pelo SINDCONTAS e ASTCON, reafirmam sua posição, firmemente contrária à criação e instalação do TCM-PB, e continua na luta para que essa possibilidade seja definitivamente retirada da Constituição Estadual.

A sociedade civil organizada da Paraíba espera que seja esse, também, o sentimento dos senhores deputados estaduais e do Governador do Estado.

João Pessoa, 03 de junho de 2009.”

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp