icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Bancada de oposição na Assembleia ameaça rejeitar LOA

Oposição quer que sejam feitos ajustes na lei e que deputados tenham direito a fazer emendas.

Publicado em 13/12/2011 às 7:20

O relator da LOA 2012 na Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Vituriano de Abreu (PSC), mandou devolver ao Poder Executivo, na última sexta-feira, dia 9, os projetos de lei que tratam do Orçamento 2012 e do Plano Plurianual (PPA) para o período 2012-2015, para que sejam feitos pelo governo do Estado os ajustes conforme a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) aprovada no primeiro semestre pelos deputados e promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo (PSDB).

A LDO promulgada pelo presidente do Legislativo estadual contemplava recursos para emendas parlamentares. De modo que esses ajustes à LOA, exigidos pelos deputados de oposição, devem considerar o artigo 31 da LDO, através do qual eram reservados recursos para as emendas parlamentares, destinando algo em torno de R$ 3 milhões para cada deputado, portanto, cerca de R$ 108 milhões no total para os 36 parlamentares.

O imbróglio reside no fato de que o governador Ricardo Coutinho (PSB) vetou de forma extemporânea, ou seja, fora do prazo, o artigo 31 da LDO que fazia a reserva orçamentária para as emendas parlamentares. Sendo assim, a Assembleia promulgou a matéria. E, mesmo assim, o governo encaminhou à Assembleia a LOA com base na LDO que foi vetada.

“Estamos aguardando o governador se posicionar. Se o governador não considerar o artigo 31 da LDO, o projeto não passa na Comissão de Orçamento”, alertou André Gadelha.

Apesar da disposição da oposição em devolver o projeto ao Executivo, a proposta deve ser discutida na reunião da Comissão de Orçamento que acontece na tarde de hoje, na Assembleia Legislativa. A LOA já foi devolvida anteriormente ao governo do Estado, por decisão do Colegiado de Líderes da Assembleia, com recomendações para ajustes e adequações à LDO 2012. Na tentativa de se chegar a um acordo, a secretária de Estado da Fazenda, Aracilba Rocha, chegou a se reunir com os deputados estaduais para tratar do assunto.

No último dia 6, a Comissão de Orçamento abriu prazo até hoje para os deputados apresentarem emendas à LOA, mas o recebimento de emendas foi suspenso por determinação do relator, Vituriano de Abreu, em virtude do impasse com o governo do Estado acerca das emendas. Os deputados teriam seis dias para apresentar emendas ao projeto, mas, com a suspensão, o prazo terá que ser fixado novamente, e ainda há uma audiência pública a ser realizada.

Por conta do atraso na tramitação da LOA, tudo indica que haverá adiamento do recesso parlamentar, anteriormente previsto para acontecer a partir do próximo dia 20.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp