icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Bancada federal da Paraíba apresenta 352 proposituras

Os três senadores juntos apresentaram 80 propostas, e os deputados, 272

Publicado em 18/01/2015 às 8:00 | Atualizado em 28/02/2024 às 17:21

Os 16 parlamentares que representaram a Paraíba no último ano, em Brasília, apresentaram juntos 352 proposituras. Matérias importantes como propostas de emenda constitucional e projetos de lei estão na lista. A maioria, no entanto, trata-se de requerimento de pedidos de esclarecimentos de ministros ou pedido de inclusão de matérias na Ordem do Dia. Os três senadores – Vital do Rêgo (PMDB), Cícero Lucena (PSDB) e Cássio Cunha Lima (PSDB) – apresentaram apenas 80 propostas.
Os 12 deputados federais atuais, além de Leonardo Gadelha (PSC), que saiu com o retorno de Aguinaldo Ribeiro (PP) à Câmara Federal, protocolaram 272 matérias.

O campeão dentre os senadores da Paraíba é o senador Vital do Rêgo, que protocolizou 43 matérias este ano. Foram 19 projetos de lei do Senado (PLS), 23 requerimentos e um projeto de Resolução do Senado (PRS). Destaque na saúde o projeto de lei que exige aos serviços de urgência e emergência de hospitais o atendimento em tempo mais adequado aos casos de cada paciente e outro que dispõe sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde e estabelece os critérios de rateio dos recursos de transferências para a saúde e as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas três esferas de governo.

Em segundo lugar ficou o senador Cícero Lucena (PSDB). O tucano apresentou um total de 20 proposituras, sendo, entretanto, 17 requerimentos. Dentre os três projetos de lei apresentados, destaque para determinar que as operadoras de telefonia e as provedoras de dados informem ao titular de linha telefônica ou de endereço na rede mundial de computadores sobre interceptação realizada, bem como para vedar a interceptação de comunicações telefônicas ou em sistemas de informática ou telemática de terceiros não abrangidos pela autorização judicial.

O senador Cássio Cunha Lima, que concorreu ao governo do Estado nas últimas eleições, apresentou apenas 17 propostas. Com o pior rendimento entre os senadores, Cássio Cunha Lima avalia que apresentou projetos relevantes para o aprimoramento do país, com destaque para o PLS 12/2014, que incentiva o reúso das águas. O PLS de Cássio reduz em 75% o Imposto de Renda para empresas produtoras ou distribuidoras de água de reúso e alíquota zero da contribuição para o PIS-Pasep e da Cofins que incidirem sobre a receita de venda ou de tratamento de água de reúso.

Cássio também elenca dentre os mais importantes o PLS 189/2014, que estabelece critérios para liberação de recursos do SUS (rateio dos recursos para a saúde e as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas nas três esferas de governo).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp