POLÍTICA
Bancada na AL está estremecida
Deputados retomam os trabalhos na Assembleia Legislativa, após o recesso, mas com algumas mudanças nas bancadas.
Publicado em 12/07/2012 às 6:00
Após vinte e dois dias de recesso, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) retomou ontem as atividades, com mudanças nas bancadas da situação e oposição. O deputado Trócolli Júnior (PSD), que não conseguiu apoio do governador para se candidatar à Prefeitura de Cabedelo, voltou aos trabalhos alinhado com a bancada de oposição, insatisfeito com o governador, que preferiu lançar a candidatura de Wellington Brito (PSB), à Prefeitura de Cabedelo. Já o deputado pastor Jutahy Menezes (PRB) pretende apoiar o governo do Estado na Casa.
Apesar de ter assumido a vaga do parlamentar oposicionista Anísio Maia (PT), Jutahy disse que foi procurado pelo governador Ricardo Coutinho, que cobrou posicionamento a partir da adesão do seu partido à candidatura do deputado Luciano Cartaxo (PT) nas eleições de João Pessoa. Jutahy disse que deve se manter ao lado do governo. “É preciso diferenciar eleições municipais da eleição estadual. Seria incoerência de minha parte me posicionar contra, já que até pouco tempo era auxiliar do governo”, disse.
O deputado Luciano Cartaxo disse que o seu aliado em nível municipal tem total autonomia para adotar a postura que lhe convier na ALPB. “Não aceitamos apoio na base da ameaça e o deputado Jutahy está livre para votar de acordo com a sua consciência”, disse.
O deputado Trócolli Júnior, por outro lado, deve retornar na próxima semana à base oposicionista. Apesar de não declarar oficialmente se rompeu com o governo, sem citar nomes, Trócolli disse “que honra compromissos, e quem faz acordos e não os cumpre não é homem”.
Antigo correligionário do deputado Trócolli no PMDB, o deputado Raniery Paulino (PMDB) disse que o partido está de braços abertos para o seu retorno. “Ele deixou o partido porque tinha pretensões políticas em Cabedelo. Como não obteve êxito, nada mais natural do que ele retornar à sua antiga legenda, que o acolheu por tantos anos”, afirmou.
Apesar das especulações de bastidores, os deputados Tião Gomes (PSL) e Genival Matias (PTdoB) negaram ontem que estejam rompidos politicamente com o governo, por estarem apoiando em João Pessoa a candidatura de Cícero Lucena à prefeitura. Tião Gomes, entretanto, reconheceu que a relação com o governo está estremecida por conta das divergências partidárias. “Divergências existem, mas não houve rompimento", disse. Também negou rompimento e disse que apenas respeitou a decisão da Executiva do PTdoB da capital de apoiar Cícero.
Comentários