POLÍTICA
Berço de governador, deputado e senador
Câmaras são trampolins para prefeituras na Paraíba.
Publicado em 01/04/2012 às 16:00
As Câmaras Municipais são “fábricas” de lideranças que se projetaram na vida pública e chegaram até ao posto mais alto no Estado. O Legislativo mirim campinense, por exemplo, foi o berço político de Ronaldo Cunha Lima, que depois se elegeu deputado estadual, prefeito, governador, senador e deputado federal.
Raymundo Asfora, que também foi vereador na Rainha da Borborema, depois se elegeu deputado, vice-prefeito e o vice-governador, em 1986, mas faleceu antes de assumir. O atual vice-governador Rômulo Gouveia deu os primeiros passos na atividade político-partidária como vereador em Campina Grande, chegando inclusive a ser presidente daquela casa. Depois, foi eleito deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa e, na sequência, federal, antes de chegar na vice-governadoria. O senador Vital do Rêgo Filho (PMDB) começou sua trajetória na “Casa de Félix Araújo” e pelo voto popular foi eleito, posteriormente, deputado estadual e federal. O atual prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) iniciou a vida pública na Câmara Municipal, a exemplo de Félix Araújo Filho, que foi prefeito, e Cozete Barbosa. Esta inicialmente foi vice-prefeita e depois assumiu a Chefe do Poder Executivo campinense.
RICARDO
A “Casa de Napoleão Laureano”, em João Pessoa, também projetou lideranças, entre elas, o atual governador Ricardo Coutinho (PSB). Ele saiu da Câmara para a Assembleia Legislativa e depois se elegeu o deputado estadual e prefeito da capital.
O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) também começou sua trajetória na Câmara de Vereadores, a exemplo dos deputados estaduais João Gonçalves (PSDB), Edmilson Soares (PSB), Trócolli Júnior (PSD) e Aníbal Marcolino (PSL), entre outros.
Comentários