icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Câmara aprova projeto que obriga divulgação dos gastos de vereadores

Projeto foi aprovado por unanimidade após receber pareceres favoráveis da Comissão de Constituição e Justiça e de Políticas Públicas.

Publicado em 23/12/2010 às 19:09

Da Redação
Com assessoria

O Projeto de Resolução que cria o programa “Transparência no Legislativo” foi aprovado, na sessão de quarta-feira (22), pela Câmara Municipal de João Pessoa que terá que divulgar gastos da mesa diretora e dos vereadores no proximo ano. O projeto foi aprovado por unanimidade após receber pareceres favoráveis da Comissão de Constituição e Justiça e de Políticas Públicas.

A Câmara de João Pessoa é a 15ª no ranking da transparência entre as Capitais por não incluir no site itens como o trabalho nas comissões, verbas indenizatórias e viagens. O projeto de Transparência no Legislativo, de autoria do vereador Bira Pereira (PSB) foi aprovado com a inclusão de uma emenda do vereador Geraldo Amorim (PDT), que prevê a criação do Portal da Transparência.

De acordo com o vereador Bira, o projeto foi apresentado no ano passado e arquivado, mas este ano foi reapresentado e aprovado com a emenda aditiva de Geraldo Amorim, que colabora com a transparência na Câmara da Capital.

Bira ressaltou que o programa propiciará aos cidadãos o conhecimento mensal através da internet e de informativos impressos sobre as atividades parlamentares, do trabalho das comissões, da gestão administrativa da casa e dos gastos da mesa diretora e dos vereadores. “É preciso que a Câmara melhore as ferramentas de acompanhamento disponibilizando ferramentas de gestão fiscal e orçamentária, gastos dos parlamentares de uma forma didática para que a sociedade possa acompanhar como já ocorre na Câmara e Senado Federal”.

De acordo com o projeto de Lei, a Mesa Diretora do legislativo municipal terá que oferecer a população informações a cerca das atividades parlamentares e das comissões permanentes da Casa. Também terá que publicizar orçamento, execução orçamentária, repasse financeiro, licitações, contratos, quadro de pessoal, remuneração dos vereadores, valor das cotas parlamentares, diárias e passagens utilizadas.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp