POLÍTICA
Câmara Municipal de João Pessoa tem desempenho 'modesto'
Extremamente fiel à prefeitura, Legislativo apresentou produção com pouca relevância e matérias polêmicas no plenário, foram, na sua maioria, reprovadas
Publicado em 28/06/2015 às 20:00 | Atualizado em 07/02/2024 às 15:12
Dos 170 Projetos de Lei Ordinária (PLO) apreciados pelos vereadores de João Pessoa este ano, 32 foram aprovados em Plenário neste primeiro semestre, incluindo a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício 2016 e o Plano Municipal de Educação, ambos do Executivo. Os PLOs representam apenas 4,4% do total de matérias em tramitação na Casa, cujo volume total chega a 3.836. Os requerimentos somam a esmagadora fatia do bolo (91,7%): são 3.519 pedidos de vereadores sobre os mais diversos assuntos, destinados especialmente a secretarias e órgãos da prefeitura.
Além dos 32 projetos de lei aprovados, 61 foram apresentados em plenário e seguiram para as comissões para designação do relator. Os demais já tramitam nas comissões especiais da Casa. De acordo com o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), dos 170 PLOs em tramitação, 25 são referentes a denominações de ruas e prédios públicos.
Com maioria na Casa, o Executivo não encontrou problema para aprovar as matéria do seu interesse. Mesmo a LDO, que costuma ser fruto de muita discussão, foi aprovada sem questionamentos. O Plano Municipal de Educação, que, esperava-se, também renderia debates no Plenário, foi aprovado em menos de um minuto e só foi questionado pelo vereador Renato Martins (PSB), que chegou a pedir vista do projeto, mas foi negado.
Já matérias polêmicas, que renderam discussões acaloradas no plenário, foram, na sua maioria, reprovadas. Foi o caso da proposta de Eliza Virgínia (PSDB) de conceder Título de Cidadão Pessoense ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB). A proposta foi rejeitada pelos parlamentares, especialmente pela bancada petista. Eliza aproveitou a visita de Cunha ao Estado para submeter a proposta ao parecer oral do presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, Fuba (PT). O vereador petista não pensou duas vezes antes de rejeitar a proposta em plenário, no calor dos debates.
Outra matéria reprovada após debates no plenário foi o IPTU Proporcional, “ressuscitado” este ano em formato de projeto de iniciativa popular. O projeto original, de autoria de Raoni Mendes (PDT), foi aprovado pelos vereadores em 2011 e revogado pelo prefeito Luciano Cartaxo (PT) em 2013. Esse gesto motivou o rompimento de Raoni com o prefeito no início do ano passado. Os vereadores também legislaram para si mesmos no primeiro semestre do ano. A Câmara aprovou o projeto de lei que permite a eles assumirem cargos temporários na Assembleia Legislativa sem a perda do mandato no Legislativo. O projeto do vereador Benilton Lucena (PT) altera o Regimento Interno da Casa Napoleão Laureano e a Lei Orgânica do município.
Confira alguns projetos de Lei aprovados em plenário
902/2015 - estabelece diretriz e parâmetros para a implantação do desenvolvimento de políticas públicas educacionais voltadas à educação bilíngue nas unidades escolares de tempo integral, no âmbito do município de João Pessoa. Autor: Eduardo Carneiro (PRTB)
905/2015 - obriga os supermercados e estabelecimentos similares, de varejo ou atacado, a divulgarem a data de validade dos produtos por meio do código de barras. autor: Eduardo Carneiro (PRTB)
906/2015 - dispõe sobre a concessão de preferência na destinação às pessoas com deficiência, portadoras de moléstias graves e idosos, das unidades habitacionais localizadas em andar ou pavimento com melhores condições de acesso nos programas municipais da habitação, sob as condições que especifica. Autor: Eduardo Carneiro (PRTB)
916/2015 - dispõe sobre a obrigatoriedade de manutenção de um profissional da área de enfermagem, enfermeiro ou técnico de enfermagem, nos locais de concurso público realizado no município de João Pessoa. autor: Eduardo Carneiro (PRTB)
922/2015 - cria o Fundo de Combate e Erradicação à Pobreza. Autor: Benilton Lucena (PT)
937/2015 - dispõe sobre a disponibilização obrigatória, em forma de catálogo, dos preços por unidade dos produtos expostos à venda em autosserviços, supermercados, hipermercados, mercearias ou estabelecimentos que comercializem mais de mil produtos. Autor: Lucas de Brito
970/2015 - autoriza a doação de imóvel do município de João Pessoa à união federal para construção e instalação da sede da cgu-regional/pb. Autor: Poder Executivo
975/2015 - torna obrigatória a realização de audiências públicas, no município de João Pessoa, sempre que o valor estimado para uma obra e/ou projeto for superior a R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais). Autor: Lucas de Brito
977/2015 - Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) - exercício financeiro de 2016. Autor: Poder Executivo
1030/2015 - dispõe sobre a concessão de passe livre no sistema de transporte coletivo municipal de João Pessoa aos comissionários de menores. Autor: Raísa Lacerda
1068/2015 - dispõe sobre o plano municipal de educação 2015-2025 e dá outras providências. Autor: Poder Executivo
1069/2015 - dispõe sobre a criação de uma linha telefônica direta entre a patrulha escolar e a guarda municipal. Autor: Sérgio da SAC
Comentários