POLÍTICA
Campina Grande dá adeus ao poeta Ronaldo
Mutidão vai à pirâmide do Parque do Povo velar Ronaldo e se despedir do político que tanto se dedicou à cidade.
Publicado em 08/07/2012 às 8:00
A emoção tomou conta da multidão que foi ao Parque do Povo, em Campina Grande, para receber o corpo de Ronaldo Cunha Lima na noite de ontem. Por volta das 21h, um carro aberto do Corpo de Bombeiros chegou ao local e, sob aplausos, o caixão foi levado até o centro da Pirâmide, construído durante a administração do ex-prefeito de Campina Grande. Várias autoridades se uniram aos demais presentes e prestaram suas últimas homenagens. O velório deve continuar até a tarde de hoje.
Carregado pela guarda de honra do Corpo de Bombeiros, o caixão com o corpo do poeta estava com as bandeiras do Estado da Paraíba e do Brasil. Diversos correligionários e admiradores que carregavam bandeiras com o nome do ex-governador se emocionaram após a abertura do caixão. Em seguida foi feita uma oração e depois todos cantaram o Hino Nacional Brasileiro.
Representando o Governo Estadual, o vice-governador Rômulo Gouveia fez questão de lembrar a importância que a figura de Ronaldo tem para o Estado. Já o prefeito de Campina, Veneziano Vital do Rêgo, relembrou algumas virtudes como simplicidade, honestidade e amor pelos campinenses, "marcas registradas de Ronaldo Cunha Lima".
A Polícia Militar organizou um esquema de segurança com a atuação de 300 policiais e todos puderam passar ao lado do caixão para observar o corpo do ex-governador. As fotos de Luiz Gonzaga, que ornamentavam a pirâmide durante o São João, foram trocadas por fotos do poeta e dezenas de coroas de flores enfeitavam o local. O cortejo saiu de João Pessoa às 18h30 e, ao chegar ao posto da Polícia Rodoviária Federal, o caixão foi transferido do carro da funerária para o carro aberto do Corpo de Bombeiros, que percorreu algumas ruas do Centro até o Parque do Povo. Ao passar pelo Açude Velho, o veículo parou para que dezenas de pessoas pudessem dar o último adeus ao poeta.
Muitos acenavam e outros choravam.
Interdições
Para evitar problemas ao longo do velório, a CPTran estabeleceu um esquema especial para evitar congestionamentos. Até o final da tarde de hoje, quando o cortejo seguirá para o cemitério do Monte Santo, estarão interditadas as ruas Lino Gomes, Dr. João Moura, Paulino Raposo, Frei Caneca, Desembargador Trindade e Sebastião Donato (até o Sinal do Hospital da Clipsi).
Após as 16h, horário previsto para a procissão até o cemitério, serão fechadas as ruas Índios Cariris (cruzamento com a Rio Branco e com a Getúlio Vargas), Luis Soares, Rua Vileneuve Honório Maia (retaguarda do João XXIII), Nereu Pereira dos Santos, Conde D'eu Ceará, Olegário Maciel e Sinhazinha Oliveira, além da Praça Félix Araújo. Ao todo serão mais de 60 policiais de trânsito que estarão nas ruas.
Comentários