POLÍTICA
Candidatos propõem redução de custas e piso para advogados
No dia 19 de novembro será escolhido quem comandará a Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba pelo próximo triênio.
Publicado em 02/11/2012 às 8:00
No próximo dia 19 será escolhido quem comandará a Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba pelo próximo triênio. Três candidatos estão na disputa: o atual presidente Odon Bezerra e os opositores Caius Marcellus e Hermano Gadelha. Faltando pouco mais de 15 dias para o pleito, a campanha fica cada vez mais acirrada e os concorrentes apresentam as mais variadas propostas para conseguir o voto dos companheiros de profissão. As promessas de campanha dos candidatos vão de redução das custas processuais, até a criação de uma lei que estabeleça um piso salarial para os advogados no Estado.
O presidente Odon Bezerra está usando como principal 'carro-chefe' na sua campanha as ações que já realizou no comando da Ordem e também apresenta algumas novidades para a possível nova gestão. Entre as propostas dele está a de lutar pela criação de uma lei que determine um piso salarial para os profissionais da categoria; a instituição do orçamento participativo na OAB; a criação de novas comissões na Ordem; e também a construção de parcerias com instituições de ensino superior, para facilitar a introdução de novos profissionais de advocacia no mercado.
Caius Marcellus tem na crítica à gestão de Odon Bezerra sua principal arma para conseguir a vitória na eleição da OAB. O candidato está prometendo criar o Centro de Apoio de Defesa do Advogado, para adoção imediata de providências contra abusos cometidos contra os advogados; apresentar um projeto de lei na Assembleia Legislativa para discutir a redução das custas processuais; construção de uma nova sede administrativa e social; e a criação de um regimento próprio para as comissões da OAB.
Apesar de defenderem bandeiras contrárias, Odon e Caius também têm projetos parecidos para conquistarem a OAB. Os dois pregam, por exemplo, um programa de orientação para os jovens advogados.
A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA tentou falar com o advogado Hermano Gadelha, terceiro concorrente na disputa à presidência da Ordem, para que ele também apresentasse suas propostas de campanha, mas as ligações não foram atendidas.
Comentários