POLÍTICA
Cartaxo anuncia redução de despesas na prefeitura de João Pessoa
Em discurso, prefeito destacou as dificuldades previstas para este ano em virtude da queda no crescimento das receitas.
Publicado em 05/02/2015 às 16:27
Na abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na manhã desta quinta-feira (5), o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) anunciou que a Prefeitura vai passar por uma redução de despesas. Em discurso, ele destacou as dificuldades previstas para este ano em virtude da queda no crescimento das receitas e a necessidade de ajustes no orçamento.
Para enfrentar a perspectiva de crescimento de apenas 1,5% na arrecadação do município em relação ao ano passado, o prefeito já adotou medidas como redução das despesas com combustível, folha de pessoal, energia elétrica e telefonia. Segundo Cartaxo, ainda no mês de novembro, a perspectiva era manter o crescimento verificado em 2014, quando a arrecadação do município teve um incremento de 16%, ou reduzir o crescimento para no máximo 12%.
“Entramos em janeiro, avaliamos o cenário e aos 15 dias de janeiro a perspectiva já caiu para 6,5%, ou seja, a inflação. Agora, nós estamos colocando os pés no chão, avaliando e fazendo um cenário de um crescimento de apenas 1,5% em relação a 2014. Ou seja, se você comparar um crescimento de 16% em 2014 e ele baixar em 2015 para 1,5%, é uma queda absurda, substancial e que nós temos que está preparados para conviver com isso”, avaliou.
De acordo com o prefeito, a redução no custeio é necessária, sobretudo para manter o pagamento da folha de pessoal em dia e concluir as obras que estão em andamento. “Nós vamos ter que apertar os cintos e tomar as medidas necessárias. São ações que já estamos tomando, mas sem alarde, para manter a folha em dia, dentro do mês trabalhado, concluir as obras em andamento. É um trabalho que não é fácil, é um desafio”, explicou.
Em sua mensagem ao Legislativo, Luciano Cartaxo destacou a necessidade da Prefeitura e Câmara atuarem em parceria para enfrentar a crise prevista para este ano. “Será um ano duro, mas é nesse momento que somos colocados a prova e que o espírito público, nos mostrará qual o melhor rumo a seguir”, disse.
Passagens de ônibus
Cartaxo ainda revelou que a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) está analisando um possível reajuste nas tarifas dos ônibus coletivos.
“Esse é uma cenário que está sendo avaliado pela Semob, analisando esse reajuste recente da gasolina e óleo diesel. Tivemos aumento de água, energia e nós estamos avaliando isso com todo cuidado para que a gente possa tomar uma decisão”, explicou. Antes da sessão, Cartaxo entregou 20 motocicletas que irão reforçar a frota da Semob.
Licença
O prefeito também anunciou que vai tirar licença do cargo. Ele se afasta no sábado (7) e volta no dia 23. Nesse período a cidade vai ser administrada pelo vice-prefeito Nonato Bandeira (PPS), que pela primeira vez assume a prefeitura .
Comentários