POLÍTICA
Cícero amarga sequelas da Confraria
Veja análise qualitativa da Pesquisa Ibope sobre a corrida eleitoral em João Pessoa.
Publicado em 20/10/2012 às 6:00
O percentual espontâneo de Luciano Cartaxo (PT), 61%, comparado com os 65%, na intenção estimulada, mostra que a votação está consolidada porque a diferença entre ambos é de 4%, portanto, dentro da margem de erro.
Essa consolidação também se verifica nos percentuais registrados para Cícero Lucena (PSDB), no caso – 21%, na estimulada e 24%, na espontânea.
Ademais, os votos válidos de Luciano – computando somente os que opinaram, com exclusão de brancos, nulos e indecisos, alcançou 73%, contra 27% do peessedebista.
Para consolidar essa certeza, 82% dos eleitores acham que Luciano será o próximo prefeito da capital, contra somente 11% para Cícero. O curioso é que quase 50% dos eleitores já decididos para Cícero – 21%, na espontânea – não acreditam em seu candidato.
Como 80% dos eleitores, nesta pesquisa, declararam que sua intenção de voto é definitiva, cruzando os percentuais acima, pode afirmar-se que as eleições municipais de João Pessoa já estão definidas em favor de Luciano Cartaxo.
Pode intrigar é a constatação de que a votação espontânea do senador é praticamente a mesma do primeiro turno – 20% –, mostrando que o senador não cresceu em seus votos consolidados, durante a campanha do segundo turno.
O apoio ostensivo do prefeito Luciano Agra, cuja administração recebeu 62% de aprovação, entre o bom e o ótimo, em muito contribuiu para alavancar a ascensão de Cartaxo.
Entretanto, acreditamos que dois fatos, um passado e um presente, influenciaram os eleitores, em relação a Cícero. O primeiro ainda é a sequela da Confraria porque o senador, depois que deixou seu segundo mandato, não se preocupou em limpar seu nome, embora tenha sido inocentado em dezoito processos.
Os eleitores adultos e mais velhos impactaram, negativamente, os atuais eleitores jovens, entre 16 e 23 anos; em pesquisas anteriores, era exatamente nessas faixas etárias que Cícero detinha elevados percentuais de rejeição.
O segundo fato é a recente condenação de Cícero por improbidade administrativa, imediatamente ao encerramento do primeiro turno, o que estratificou o atributo relacionado à corrupção, sobretudo nos segmentos jovens.
Portanto, não é coincidência que a maioria absoluta dos eleitores de Estela e José Maranhão tenha migrado para Luciano Cartaxo.
A conclusão imperativa é que o candidato petista pode encomendar o terno para sua posse como prefeito de João Pessoa.
*Sociólogo e analista político
Comentários