POLÍTICA
Cícero Lucena lidera ranking dos faltosos
Senador paraibano é proprcionalmente o 10º colocado na lista dos mais faltosos, o levantamento é do site Congresso em Foco.
Publicado em 03/04/2012 às 6:30
O senador Cícero Lucena (PSDB) está entre os parlamentares mais faltosos do Congresso Nacional, segundo um levantamento do site Congresso em Foco. Cícero aparece numa lista divulgada pelo site que revelou a quantidade de faltas registradas por todos os senadores e deputados federais em 2011. No total, o Senado abonou 70% das 1.158 faltas registradas pelos senadores, mas 489 ausências ficaram sem explicação. O índice foi ainda maior na Câmara, onde 91% das 8.573 ausências foram justificadas, o que não ocorreu com 758 faltas.
Dos representantes paraibanos, Cícero Lucena ocupa proporcionalmente o 10º lugar entre os senadores mais faltosos.
Nos 100 dias de sessão, o tucano teve 32 ausências, sendo 26 delas justificadas e outras seis sem explicação. Ele ficou bem à frente do peemedebista Vital do Rêgo Filho (que faltou a 17 sessões e justificou 10) e do colega tucano Cássio Cunha Lima (que faltou a nove e justificou quatro).
Em nota, o senador informou que todas as ausências foram justificadas, pois o parlamentar representou a Paraíba e o Brasil em atividades administrativas e políticas. “Contudo, as demais seis ausências tratam-se de atividades não previsíveis no horário das votações. Como audiências em ministérios e demais atividades de caráter administrativo da Casa, uma vez que o senador ocupa o cargo de primeiro secretário”, esclarece a assessoria do senador.
Na Câmara Federal, o deputado Damião Feliciano (PDT) esteve ausente em 22 sessões, justificando 20 delas por estar em missão do Congresso Nacional. Esse foi o mesmo número de faltas registrado no mandato da deputada peemedebista Nilda Gondim, que também deixou de ir a 22 sessões, mas justificou todas as ausências, também em trabalho parlamentar. Na lista divulgada, aparecem ainda os deputados Manoel Júnior (18 faltas); Efraim Filho (17); Benjamim Maranhão (16); Romero Rodrigues (16); Wilson Filho (16); Hugo Motta (12); Aguinaldo Ribeiro (11); Ruy Carneiro (10); e Luiz Couto (2).
Comentários