Com mais de 2 mil vacinados, MPT investiga ‘fura-filas’ no HU de João Pessoa

Por ANGÉLICA NUNES

Após a decisão da Justiça Federal em proibir o Hospital Nossa Senhora das Neves, de João Pessoa, a aplicar a segunda dose da vacina contra covid-19 nos servidores que tomaram a primeira dose mesmo estando fora do grupo prioritário, os órgãos do controle agora miram os ‘fura-filas’ do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU). O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) solicitou a lista dos profissionais já imunizados na unidade de saúde e outros documentos.

De acordo com o vacinômetro da Prefeitura da capital, pelo menos 2.226 pessoas já foram vacinadas no HU. Eles correspondem a quase 10% de todos que já foram vacinados (22.023) em João Pessoa até a manhã desta sexta-feira (12).

O procurador do Trabalho, Eduardo Varandas, disse que está realizando audiências com gestores de saúde e representantes de hospitais para verificar os critérios de prioridade entre os trabalhadores da saúde pública e apurar denúncias que chegaram ao MPT de que pessoas que não estão atuando na linha de frente da pandemia teriam ‘furado a fila’ da vacina. Então, outras unidades em que foi realizada a vacinação em massa também devem ser auditadas para ‘filtrar’ possíveis irregularidades.

O MPT já ouviu o secretário de Saúde da capital e notificou gestores dos municípios de Cabedelo, Bayeux, Santa Rita e Conde, na Região Metropolitana de João Pessoa, solicitando o ‘Plano Municipal de Vacinação da Covid-19’ para saber quais foram os critérios para definir as prioridades na fila de vacinação entre os trabalhadores da saúde pública. Também requisitou a lista dos vacinados e o detalhamento da execução do plano de vacinação.

O HU tem um prazo de 10 dias para apresentar a documentação ao MPT. Em nota, a assessoria do Hospital, gerido pela Rede Ebserh, informou que vai atender ao pedido dentro do prazo. A Superintendência do Lauro Wanderley reiterou que permanece à disposição do MPT-PB para os esclarecimentos que se fizerem necessários.