PMJP vai recorrer e Estado vai cumprir decisão judicial que prioriza idosos na vacinação contra Covid-19

Por LAERTE CERQUEIRA 

PMJP vai recorrer e Estado vai cumprir decisão judicial que prioriza idosos na vacinação contra Covid-19
Foto: divulgação/Secom-JP

Em sintonia, mas nem tanto. Assim, Prefeitura Municipal de João Pessoa e Estado da Paraíba vão administrando diferenças sobre como tratar algumas questões relacionadas à pandemia. Desta vez, o motivo da divergência é a decisão da Justiça Federal que manda os municípios priorizarem a vacinação de idosos e não a imunização de trabalhadores da saúde que não estão da linha de frente de combate à Covid. É que, na prática, os que estão no front  já foram imunizados com a 1º dose e alguns já começaram a receber a 2º dose.

Em resumo, a Justiça entende que é mais importante, neste momento, vacinar um idoso com 80, 75, 65 anos, por exemplo, do que alguém da área da saúde que não está diretamente ligado ao combate do coronavírus.

Procuradoria vai atuar

Em nota divulgada hoje à tarde, a PMJP disse que a Procuradoria Geral do Município vai “atuar junto ao Poder Judiciário para restabelecer os critérios de imunização que vêm sendo seguidos em todo País”.

A prefeitura alega que vem seguindo rigorosamente os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que determinam os grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19, com base no número de vacinas enviadas, entre eles, os trabalhadores da Saúde e idosos acima de 90 anos.

Secretaria Municipal de Saúde diz que lamenta que decisão está provocando tumulto e aglomeração nos pontos de vacinação.

“Mais que isso, a decisão da Justiça Federal prejudica o funcionamento das Unidades de Saúde, limitando a capacidade de atendimento das equipes, que sem a vacina podem sofrer com mais ausências e óbitos entre seus profissionais”, diz a nota.

Estado vai cumprir decisão

O Secretário de Saúde da PB, Geraldo Medeiros afirmou que vai priorizar a vacinação de idosos como determinou a Justiça Federal. Neste momento, serão priorizados, de acordo com ele, os idosos com mais de 80 anos. E, a partir da semana que vem, com uma nova remessa da Coronavac, essa imunização se ampliará para todo esse grupo.

“Não há determinação de vacinar profissionais de saúde, ou qualquer outro tipo de profissional. E a prioridade, a partir dessa liminar, é vacinar os idosos em sentido decrescente até os 60 anos de idade”, explica.

O secretário registrou que a população não deve se apressar e deve aguardar o anuncio da imunização, em cada faixa etária, dependendo da quantidade de doses que chegar.

Medeiros afirmou que a decisão vale para todos os municípios paraibanos e que os secretários municipais devem ficar atentos da determinação.