Cabedelo mantém ‘toque de recolher’, mas libera missas e cultos presenciais a partir desta quinta

Por ANGÉLICA NUNES

Cabedelo mantém 'toque de recolher', mas libera missas e cultos presenciais a partir desta quinta
Foto: Divulgação/PMC

O município de Cabedelo se submete a partir desta quinta-feira (11) até o dia 26 de março a um novo decreto, com medidas mais restritivas para tentar conter o avanço da covid-19. O decreto municipal segue boa parte do que prevê o decreto estadual, também em vigor a partir de hoje, como a manutenção do toque de recolher das 22h às 5h e fechamento de serviços nos fins de semana.

Conforme antecipado pelo Conversa Política, o prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo (DEM) vai contrariar o decreto do governo em relação à liberação de missas e cultos. As atividades religiosas durante a semana podem funcionar com 30% da capacidade total. Nos finais de semana elas permanecerão com suas celebrações na forma remota. A justificativa de Vitor Hugo é que em Cabedelo elas são atividades essenciais. 

Outro setor que será fechado será o das repartições públicas municipais, que vai funcionar de forma remota, com o atendimento ao público suspenso. Apenas as Secretarias que fornecem serviços considerados essenciais, terão funcionamento presencial.

Também há alteração nos horários nos setores do comércio e da construção civil.

Confira os horários de funcionamento de cada setor:

Toque de Recolher – 22h às 5h todos os dias da semana.

Comércio – 9h às 17h, de segunda à sexta-feira. Finais de semana, fechados.

Construção civil – Poderá funcionar das 6h30 até as 16h30 durante a semana.

Academias e salões de beleza – Salões de beleza poderão atender das 9h às 17h e academias e escolinhas de esporte poderão funcionar até as 21h.

Repartições Públicas – Atendimento presencial e atividades presenciais ficarão suspensas no período de vigência do decreto, exceto aquelas consideradas essenciais, como as Secretarias de Saúde, Segurança Pública, Defesa Civil, Procon, Semob, Receita, Finaças e Infraestrutura.

Praias e praças– Estacionamento proibido na orla e ao redor das praças. Permitido a permanência nas praias e praças apenas para prática de esporte individual. Vedada colocação de cadeiras e guarda-sóis.

Parque do Jacaré – Vedado o acesso nos sábados e domingos. De segunda à sexta, liberado apenas a visitação às lojas comerciais, bares e restaurantes.

Areia Vermelha e Dique – Vedado o acesso nos fins de semana.

Catamarãs – Proibida a navegação e o atracamento nas praias e rios.

Escolas – Rede municipal, aulas exclusivamente no formato remoto. As instituições privadas de ensino superior e médio funcionarão também de forma virtual, podendo oferecer ensino híbrido apenas para o fundamental e infantil.

Missas, cultos e cerimônias religiosas – Durante a semana, poderão acontecer com 30% da capacidade do local. Nos finais de semana, celebrações apenas de forma remota.

Bares e restaurantes – Poderão ficar abertos entre as 6h e 16h. Após esse horário, e até as 21h30, só poderão funcionar com delivery e takeaway durante a semana. Nos fins de semana, só estão permitidos a funcionar exclusivamente por delivery ou retirada do produto no estabelecimento pelo cliente.

Lanchonetes e lojas de conveniência – Poderão funcionar até as 21h nos dias de semana, sendo vedado o consumo de bebidas alcoólicas após as 16h.

Eventos – Proibição total de eventos presenciais, sociais ou corporativos, público ou privada.

Uso de máscaras – Obrigatório seu uso nos espaços de acesso aberto ao público, vias públicas, nos estabelecimentos privados e nos veículos públicos e particulares, inclusive ônibus e táxis

Confira aqui a íntegra do novo decreto em Cabedelo.