Prefeita de Bayeux dá ‘canetada’ e exonera comissionados e prestadores de serviço

Por ANGÉLICA NUNES

Prefeita de Bayeux dá 'canetada' e exonera comissionados e prestadores de serviço
Foto: reprodução

A prefeita de Bayeux, Luciene Gomes, mais conhecida como Luciene de Fofinho (PDT), em uma só ‘canetada’ determinou a exoneração de todos os cargos comissionados e prestadores de serviço do município. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (17) e tem validade imediata.

A justificativa apresentada pela prefeita, no decreto, é que a medida “servirá para regularizar situações de interesse público e de alta relevância, principalmente no que se refere à adequação das finanças públicas.”, destacando também que a “a rescisão unilateral dos referidos contratos está prevista em lei”.

De acordo com o Sagres do Tribunal de Contas da Paraíba, a folha de pessoal da prefeitura de Bayeux contava em janeiro (mês mais atualizado) com 310 servidores comissionados e 1578 prestadores de serviços, que juntos causam um impacto de R$ 2,9 milhões.

Mas nem todos estão na lista de ‘demitidos’ pela prefeita. Na lista dos exonerados estão:

  • Os ocupantes de qualquer cargo de natureza política, inclusive na Administração Indireta;
  • Os ocupantes de cargos em comissão sem vínculo com o serviço público e seus equivalentes na Administração Indireta;
  • Cargos em comissão sem vínculo com o serviço público;
  • Servidores públicos ocupantes de cargo de confiança;
  • Prestadores de serviço contratados por excepcional interesse público.
Servidores mantidos

Ficam de fora apenas as servidoras gestantes e em licença maternidade, servidores da Secretaria de Saúde, na linha de frente de combate à Covid-19, funcionários de saúde lotados no Hospital Materno e Unidade de Pronto Atendimento.

Também não foram exonerados os secretários, adjuntos e coordenadores gerais municipais, o Superintendente do Instituto de Previdência e Assistência Municipal, Diretor Geral do Departamento Municipal de Trânsito (DMTRAN).

Na área da Educação, o decreto também manteve na folha os diretores de escolas e creches municipais, professores, merendeiras, auxiliares de merenda, diretores de divisões da Secretaria Municipal de Educação e equipes multidisciplinar do Centro de Referência de Inclusão Social.