Deputado sugere que prefeitura de João Pessoa subsidie passagem de ônibus para aumentar a frota e diminuir aglomeração

Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES

Deputado sugere que prefeitura de João Pessoa subsidie passagem de ônibus para aumentar a frota e diminuir aglomeração

O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) usou as redes sociais para cobrar da prefeitura de João Pessoa o aumento da frota de ônibus na capital. Ruy divulgou imagens de paradas lotadas de trabalhadores que, segundo ele, passam muito tempo esperando o transporte público, em espaços cheios e sobem em ônibus lotados, sem respeito algum ao distanciamento social.

Uma das sugestões do deputado federal para que haja aumento da frota é que a prefeitura subsidie passagens. Segundo ele, como tem sido feito em outras capitais do país.

A sugestão é trazida à tona porque donos de empresas de ônibus que prestam o serviço em João Pessoa alegam que o aumento da quantidade de veículos nas ruas, eleva significativamente os custos, mas o número de passageiros, atualmente, é menor do que antes e o valor arrecadado com as passagens não tem compensado.

Deputado sugere que prefeitura de João Pessoa subsidie passagem de ônibus para aumentar a frota e diminuir aglomeraçãoPara Ruy, essa contrapartida tem que ser dada pela prefeitura, como forma de manter uma quantidade grande de veículos nas ruas, evitando aglomerações em paradas e dentro dos veículos e, ao mesmo tempo, compensando as eventuais perdas das empresas, que também foram impactadas com a crise.

Ruy é uma das vozes da oposição ao prefeito Cícero Lucena (PP) que têm questionado a condução da gestão em algumas áreas, durante a pandemia. Para ele, a prefeitura está improvisando ao colocar, às pressas, veículos para atender aos usuários.

Ruy amplifica uma reclamação comum ouvida nas ruas e, principalmente, entre os usuários de ônibus. A de que não adianta conseguir distanciamento social “fechando praias”, diminuindo horário de comércio, se a prefeitura obriga o trabalhador e a trabalhadora a se expor ao vírus em linhas de ônibus lotados.

“As pessoas ficam aglomeradas, correndo riscos de vida, porque diminuíram a quantidade de ônibus para atender a cidade. O correto é ampliar as linhas de transporte público, nunca diminuir. Oferecer mais veículos para circular com menos pessoas”, reclamou.

A sugestão do deputado é que seja implantado um subsídio provisório. “Garantir segurança e distanciamento social nos meios de transporte de João Pessoa é uma forma de proteger milhares de vida. É preciso planejar e agir. Isso é urgente”, registrou.

Deputado sugere que prefeitura de João Pessoa subsidie passagem de ônibus para aumentar a frota e diminuir aglomeração

Aperte na foto e veja o vídeo no Instagram do parlamentar