Paraíba terá flexibilização mesmo com todos os municípios em bandeira laranja e vermelha

Por ANGÉLICA NUNES

A nova avaliação do Plano Novo Normal da Paraíba aponta que todos os 223 municípios paraibanos estão em situação descontrolada, classificadas em bandeira laranja ou vermelha. Este tipo de classificação exigiria a adoção de medidas mais restritivas para conter o avanço da covid-19 no estado. Mesmo assim, o governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania) editou um novo decreto estadual ainda mais flexível do que o estabelecido antes do feriadão desta semana.

A partir desta segunda-feira (5), atividades como o comércio, realização de cultos e missas poderão voltar a funcionar com algumas limitações. O novo decreto estadual, que deve ser seguido pelos municípios, também libera outros serviços como salões de beleza e academias. A maior parte destas atividades estaria proibidas se o Plano Novo Normal fosse seguido à risca. Todos os detalhes estão no Diário Oficial do Estado (DOE) publicado ontem.

No Twitter, João Azevêdo afirmou que todas as decisões tomadas pela sua gestão “seguirão embasadas pela ciência e pelos números, como tem sido desde o início dessa pandemia”.

Ao divulgar o decreto, o governo do estado também afirmou que as novas diretrizes para a retomada segura e controlada das atividades econômicas foram possíveis devido à avaliação de dados que apontam para um declínio gradativo da pressão no sistema de saúde nas próximas semanas. Os números, no entanto, não foram divulgados.

Pelo balanço da situação do estado, a média de ocupação das UTI adulto na Paraíba ontem era de 82% e de enfermaria está em 69%. Até o momento, a Paraíba totaliza 262.500 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios e acumula 5.866 notificados em 214 cidades paraibanas.

Na última semana, fechando março, tivemos o pior período em número de vítimas pela covid-19. Foi uma média de 40 pessoas morrendo diariamente. Em resumo: a situação não é tão confortável.
 

Bandeiras

Na nova avaliação do Plano Novo Normal, disponibilizado no site do governo, um total de 210 municípios, ou seja, 94% do total do estado, estão em bandeira laranja. Ainda segundo o estudo da Secretaria de Estado da Saúde (SES), houve um recuo de 15 para 13 no número de municípios em bandeira vermelha. Mas nenhum está classificado em bandeira amarela ou verde, que permitiria o funcionamento regular de atividades liberadas a partir de amanhã.

Paraíba terá flexibilização mesmo com todos os municípios em bandeira laranja e vermelha

》Confira a classificação dos municípios no Plano Novo Normal