Veneziano pavimenta o apoio do MDB à reeleição de João Azevêdo ao governo da Paraíba

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

Veneziano pavimenta o apoio do MDB à reeleição de João Azevêdo ao governo da Paraíba
Foto: divulgação/Facebook

Recém-empossado como presidente estadual do MDB, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) confirmou que pretende seguir ao lado governador João Azevêdo (Cidadania), nas Eleições 2022. Veneziano afirmou que a sua posição de apoio à reeleição de João Azevêdo já está tomada e que vai trabalhar, junto aos demais membros do MDB, para que esta também seja a posição majoritária do partido.

“Após a discussão interna, nós ouviremos opiniões divergentes e haveremos de ter, majoritariamente, a decisão de apoio. Eu já disse, publicamente: sou apoiador, como Raniery e como Roberto Paulino, também, somos apoiadores da reeleição de João Azevêdo”, afirmou.

A aliança pode pavimentar, em via indireta, uma composição de chapa com o deputado federal Efraim Filho (DEM), que tem pretensões ao Senado. O apoio de Veneziano ao nome do democrata também já foi formalizado. Efraim, inclusive, disputa à vaga que será aberta com o fim do mandato da mãe de Veneziano, Nilda Gondim. Ela assumiu a cadeira em fevereiro, após a morte do senador José Maranhão (MDB)

Progressistas

Caso isso se confirme, pode naufragar em definitivo o clima de união com os progressistas da família Ribeiro desde as eleições municipais em João Pessoa, que resultou na eleição do prefeito Cícero Lucena (PP). O que não seria surpresa, diante da tese de que a senadora Daniella Ribeiro (PP) estaria se articulando para se candidatar ao governo.

Ao seu favor Daniella tem o fato de disputar o pleito sem perder o mandato, já que tem mais quatro anos de Senado pela frente.

Haveria também um outro movimento para que o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) disputasse ao Senado ao lado de João. No meio do caminho tem Cícero e seu desejo de manter a aliança para garantir a sua governabilidade

Força campinense

Ao fazer esse movimento, Veneziano também se impõe como força campinense, com apoio direto do governo para pleitear outros postos na disputa estadual. Além disso, também se fortalece politicamente contra os grupos opositores do ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), e do ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB), mas também ao grupo político dos Feliciano (PDT). Romero já se apresenta como candidato ao governo em 2022

Em segundo mandato como vice-governadora, Lígia Feliciano terá que decidir se mantém a aliança com o governador João Azevêdo, tentando impor um vice do seu partido ou se pleiteia manter a composição, mas disputando um cargo no legislativo. Muitos desdobramentos ainda virão. 

Em conversa

Mesmo com o aceno de Veneziano, ele ainda terá que convencer toda a cúpula do MDB. Para isso, já planeja um encontro do governador com alguns membros do MDB paraibano para tratar do assunto. Não será difícil, já que o deputado Raniery Paulino se manteve na base governista mesmo após a derrota do pai nas eleições em Guarabira. 

“Disse ao governador na sexta-feira, quando o governador recebeu-me para tratar de uma pauta administrativa, a respeito de algumas indicações de emendas que nós estamos destinando ao Estado, através de projetos convergentes, pedi ao governador para que, dentro da sua agenda, ele possa receber alguns integrantes do MDB”, comentou o senador.