Vacinação contra covid-19 é suspensa novamente em João Pessoa por falta de doses

Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES 

Vacinação contra covid-19 é suspensa novamente em João Pessoa por falta de doses
Vacina CoronaVac — Foto: Divulgação

Quatro dias depois de retomar a vacinação de idosos com a segunda dose da Coronavac, a prefeitura de João Pessoa teve que suspender, mais uma vez, a imunização, por causa da falta de doses. Então, quem não conseguiu, vai ter que esperar mais um  pouco.

Em nota divulgada no início da tarde desta terça-feira (20), a prefeitura da capital afirmou que vai esperar a chegada de nova remessa de doses da vacina para anunciar a retomada, o público-alvo e os locais onde funcionarão os postos de vacinação.

Entre quarta e sexta-feira da semana passada, também não houve vacinação em João Pessoa por causa da falta de doses. Na sexta, a prefeitura recebeu pouco mais de 4 mil de um novo lote. “Não deu pra quem quis”, como dizem por aí. Só deu para vacinar idosos que tomaram a primeira dose até o dia 15 de março, com Coronavac/Butantan.

Nesses quatro dias, também foi realizada a aplicação da primeira dose do imunizante Astrazeneca/Fiocruz em pessoas de 56 anos ou mais que tenham comorbidades (hipertensão, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos imunossuprimidos e pessoas com obesidade grau 3 – IMC >40).

Até esta terça-feira (20), segundo a prefeitura, foram aplicadas 178.483 doses de vacinas – 146.245 com a primeira dose e 32.238 com a segunda.

Ontem, A juíza federal Cristina Costa Garcez, da 3ª Vara Federal da Paraíba, determinou, uma série de obrigações aos governos federal e estadual e à prefeitura de João Pessoa para que seja assegurada a aplicação da 2ª dose vacina CoronaVac/Butantan contra a Covid-19, dentro do prazo de 28 dias estabelecido na bula do imunizante.

A Secretaria de Saúde da Paraíba ainda não sabe e nem foi comunicada pelo Ministério da Saúde sobre a quantidade de doses que irá receber esta semana.