“Unidade Democrática pela Paraíba” transforma sede de partidos em pontos de coleta de alimentos

Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES 

"Unidade Democrática pela Paraíba" transforma sede de partidos em pontos de coleta de alimentos

Uma articulação contra a “escalda autoritária” do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e as críticas à condução do governo federal na pandemia fizeram partidos de esquerda, do denominado campo democrático popular do estado, unirem-se no que chamaram de “Unidade Democrática pela Paraíba”.

O grupo, formado pelos partidos PCdoB, Psol, PT, PSB, PV e UP, afirmou, em carta divulgada, nesta quarta-feira (21), que deseja lutar pela vida, combater a fome, construir um plano estratégico que garanta emprego e renda, fortalecendo a democracia e o respeito à diversidade.

Segundo eles,  são alguns princípios que levaram as “organizações partidárias a baixarem os muros das suas diferenças e construírem uma Unidade Democrática pela Paraíba para enfrentar o projeto de morte e fome imposto pelo bolsonarismo”, esclareceram.

Os partidos políticos paraibanos anunciaram que a primeira ação concreta será transformar as sedes das legendas em pontos de arrecadação permanente de alimentos e produtos de limpeza. Tudo será distribuído nas comunidades e ocupações que lutam pela moradia.

Grupos de trabalho

De acordo com a carta, o grupo propõe um projeto estruturado que tem como apoiadores parlamentares de vários partidos, representantes da sociedade civil e meios de comunicação.

“Somos uma Unidade antirracista, antimachista, antiespecista, contra as várias formas de preconceito à comunidade LGBTQIA+ e às comunidades tradicionais, a favor das classes sub-representadas e em defesa da vida.

O manifesto registra que serão formados Grupos de Trabalho com representações das diferentes regiões do estado para contribuir na estruturação de um Plano Estratégico e Democrático da Paraíba, pensando de forma integrada, sugerindo ações concretas que melhorem a vida dos paraibanos.

Veja a carta na íntegra: Unidade Democrática pela Paraíba