Estelionatários se passam por Dinho, presidente da CMJP, para golpe do falso depósito

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA 

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho (Avante), usou suas redes sociais nesta quinta-feira (22) para alertar a população para mais uma modalidade de golpe em aplicativos de mensagens e de vendas de produtos, desta vez usando seu próprio nome. A nova artimanha dos estelionatários usa o nome do vereador e um extrato falso de depósito bancário para forças a vítima a entregar o produto da venda.

O comprovante de transferência eletrônica, segundo a assessoria do vereador, seria obtido através de um depósito em envelope vazio em um conta real que seria do vereador. De posse do documento, os golpistas tentariam obter o produto negociado pela vítima.

No modelo exibido pelo parlamentar nos stories do seu Instagram, entregue por uma pessoa que denunciou ao vereador a utilização indevida de sua imagem, os golpistas fingem ter depositado quase R$ 16 mil. Não há ainda confirmação de que alguma vítima chegou a entregar o produto negociado com o estelionatário.

Estelionatários se passam por Dinho, presidente da CMJP, para golpe do falso depósito

“Estejam atentos! Antes de fecharem qualquer compra, seja na OLX ou em outra plataforma, verifiquem a procedência e todas as informações. Não caiam em golpes!”, orientou.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) tem orientado os clientes que os depósitos realizados em caixas eletrônicos são compensados no dia útil seguinte, após conferência dos envelopes. Por isso, para ter certeza da autenticidade da operação, é imprescindível conferir o extrato bancário depois desse prazo.

A dica é sempre desconfiar e, em casos de problemas, registrar queixas no Serviço de Atendimento do Cliente de seu banco no Banco Central.