Ministro do Desenvolvimento Regional vem à PB quinta e se reúne com Azevêdo e governadores da PE, RN e CE

Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES

Ministro do Desenvolvimento Regional vem à PB quinta e se reúne com Azevêdo e governadores da PE, RN e CE
O Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Foto: Marcelo Corrêa/Agência Brasil

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, vem à Paraíba na próxima quinta-feira (29). O governador João Azevêdo (Cidadania) confirmou a visita hoje (26), no programa oficial de rádio do estado.

Segundo ele, o ministro irá assinar um pré-acordo de operação de obras da Transposição de Águas do Rio São Francisco. Outros três governadores de estados vizinhos, e beneficiados com as obras, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, participam do encontro, de maneira virtual.

O governador também afirmou que vai apresentar a Rogério Marinho pleitos do estado relacionados a obras em andamento e que, considerando os cortes feitos no Orçamento de 2021, podem parar.

Semana passada, o Conversa Política registrou que mesmo com a manutenção de R$ 241 milhões de emendas impositivas, os vetos e cortes feitos ao Orçamento podem paralisar obras aqui na PB.

Cortes

O Ministério do Desenvolvimento Regional teve o Orçamento para 2021 reduzido em R$ 9,4 bilhões, entre vetos e bloqueios. A maior parte dos vetos está relacionada a pequenas obras, como estradas vicinais, praças, calçadas, parques e áreas de lazer. A análise foi feita pelo Instituição Fiscal Independente (IFI), órgão consultivo do Senado, que divulgou levantamento com o impacto das perdas de recursos entre as pastas,  como divulgou inicialmente a Agência Brasil.