Dia da Educação: 76% dos municípios da PB não atingiram a meta de aprendizagem com alunos do 6º ao 9º ano

Por LAERTE CERQUEIRA E ANGÉLICA NUNES 

Dia da Educação: 76% dos municípios da PB não atingiram a meta de aprendizagem com alunos do 6º ao 9º ano
Foto: Delmer Rodrigues/Secom-PB

Hoje é dia da Educação. Um dia criado para reforçar e relembrar a importância dela nas pequenas e grandes transformações, na vida de qualquer cidadão. O impacto positivo gera revoluções sociais e econômicas. Abre portas para mais igualdade.

A pandemia, como a gente já falou várias vezes, impôs aos gestores públicos, legisladores e sociedade civil novos desafios para melhorar a qualidade do ensino em nosso país. Aliás, para evitar uma regressão.

O Conversa Política traz abaixo a entrevista completa com Rosalina Soares, assessora de Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho, na qual ela faz uma radiografia da educação na Paraíba e fala sobre os nossos desafios.

Em um dos trechos da entrevista, a especialista destaca a quantidade de alunos em escolas em tempo integral na Paraíba. Um dos pontos positivos: 46% dos alunos matriculados no Ensino Médio estão nesse tipo de escola. Um dado melhor que o do Nordeste e do país, por sinal.

Por outro, a reprovação e abandono, chamada de taxa de insucesso, é maior que a média regional e nacional.

Índice de aprendizagem 

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a Paraíba (escolas estaduais e municipais) alcançou 5,5 de nota no Ideb. Numa escala de 0 a 10. O Ideb é Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Desmembrando o número e olhando o conjunto dos municípios, temos 39% deles que não atingiram a meta de aprendizagem (Ideb) nos anos inicias do EF. Nos anos finais, do 6º ao 9º ano, o número é assustador: 76% dos municípios não atingiram a meta. Ou seja, 169 dos 223 municípios.

No Ensino Médio, os dados melhoram, 28% não alcançam a meta.

Abandono e conectividade 

Um dado destacado por ela é de que, na Paraíba, 10,2% dos jovens de 15 a 17 anos estão fora da escola e não completaram a educação básica. Número maior que o do Nordeste, que é de 8,7%, e do Brasil, 7,1%.

Em outro trecho da conversa, o assunto foi conectividade. Um novo indicador para medir a desigualdade escolar.

Segundo Rosalina Soares, o principal desafio é melhorar a qualidade da aprendizagem. Aqui na Paraíba, os números das escolas estaduais, em média, são melhores do que as dos municípios. Por isso, ela sugere um trabalho integrado.

Veja a entrevista na íntegra:

Ação do governo da Paraíba 

No último dia 12 de abril, o governo do estado lançou o programa com objetivo de melhorar esses indicadores educacionais. O programa abrange escolas das redes estadual e municipal.

O Integra Educação PB vai nessa linha de estado e municípios trabalharem juntos para tentar diminuir essa distorção, para focar no déficit de aprendizagem e para alfabetizar 100% das crianças paraibanas na idade certa.

Evento da Fundação Roberto Marinho 

E neste Dia da Educação, a Fundação Roberto Marinho, com vários parceiros, realiza um evento virtual para celebrar o compromisso de garantir educação para crianças, adolescentes e jovens.

São três dias de evento. Hoje (28), por exemplo, tem uma palestra, às 16 horas, com o escritor americano Henry Jenkis. Ele vai falar sobre Educação e Mídias: o papel da escola, da comunidade e da cultura.

Nesta quinta (29) e sexta (30), tem mais debate sobre conectividade e educação com grandes nomes do setor. A programação completa e a forma de participar está disponível no site diadaeducacao.org.

*Entrevista feita por Gabriela Lima